De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

STF marca para dia 20 retomada de julgamento do marco temporal

02/09/2023

Fonte: Pode 360 - https://www.poder360.com.br



Votação foi suspensa no plenário virtual da Corte depois de o placar marcar 4 votos a 2 contra a tese...


PODER360 2.set.2023 (sábado) - 4h41 O STF (Supremo Tribunal Federal) marcou para 20 de setembro a retomada do julgamento sobre o marco temporal para a demarcação de terras indígenas. O julgamento foi suspenso na 5ª feira (31.ago.2023), depois de o plenário alcançar o placar de 4 votos a 2 contra a tese. Até o momento, os ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Cristiano Zanin se manifestaram contra o marco. Nunes Marques e André Mendonça votaram a favor.

ENTENDA No julgamento, os ministros discutem o chamado marco temporal. Pela tese defendida por proprietários de terras, os indígenas somente teriam direito às terras que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial na época. Os indígenas são contra o entendimento. Além da validade do marco, os ministros discutem a possibilidade de indenizar particulares que adquiriram terras de "boa-fé". Pelo entendimento, a indenização por benfeitorias e pela terra nua valeria para proprietários que receberam do governo títulos de terras que deveriam ser consideradas áreas indígenas. A proposta consta nos votos de Moraes, Barroso e Zanin. O processo que motivou a discussão trata da disputa pela posse da Terra Indígena Ibirama, em Santa Catarina. A área é habitada pelos povos Xokleng, Kaingang e Guarani, e a posse de parte da terra é questionada pela procuradoria do Estado....

https://www.poder360.com.br/justica/stf-marca-para-dia-20-retomada-de-julgamento-do-marco-temporal/#:~:text=O%20STF%20(Supremo%20Tribunal%20Federal,a%202%20contra%20a%20tese.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source