De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Indígenas de MT têm peças de algodão colorido expostas em evento de moda em Londres: 'impressionadas'

20/09/2023

Fonte: G1 MT - https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2023/09/20/



Indígenas de MT têm peças de algodão colorido expostas em evento de moda em Londres: 'impressionadas'
Produção conta histórias por trás de materiais que fazem parte da biodiversidade e da cultura regional do país e celebra a ancestralidade. Sergiane Taiuke Xerente e a filha Mikaela Kawyru se dizem surpresas com o alcance do trabalho.

Por g1 MT
20/09/2023 12h47

A exposição "Brasil cria moda para o amanhã", expôs, nesta semana, peças de algodão orgânico colorido por mulheres indígenas da etnia Bakairi, na Embaixada do Brasil, em Londres. O evento fez parte da programação do London Fashion Week, que acontece nos meses de fevereiro e setembro.

Sergiane Taiuke Xerente e a filha Mikaela Kawyru, são moradoras de Paranatinga, a 411 km de Cuiabá, e criaram a produção denominada de "Ancestral Future", que conta histórias por trás de materiais que fazem parte da biodiversidade e da cultura regional do país e celebram a ancestralidade "para reimaginar maneiras de tecer o futuro".

Para Sergiane, a seleção das peças para a exposição foi uma suspresa.

"O trabalho do algodão, toda mulher Bakairi aprende desde criança. Fiquei impressionada, nem estou acreditando que meu trabalho foi exposto na Inglaterra e estou feliz que o trabalho foi feito por mim e por minha filha", disse.

O técnico da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), José Carlos Pinheiro da Silva, explicou que várias organizações expuseram artesanatos representando um bioma. Mato Grosso representou o bioma Cerrado, com algodão orgânico colorido.

"Cada bioma foi selecionado para um tipo de artesanato e nós entramos com o algodão colorido, com as redes, tapetes e outros produtos que os Bakairi confeccionam", explicou.

O trabalho envolvendo os indígenas é desenvolvido desde novembro de 2021 pela Empaer por meio do projeto A'uwe Uptabi (Aldeia Sustentável), que tem o objetivo tornar aldeias do território indígena autossuficientes na produção de alimentos e reduzir o impacto no desmatamento se tornando ambientalmente sustentáveis.

🛖Etnia Bakairi

De acordo com o Instituto Socioambiental (ISA), a Terra Indígena Bakairi, em quase toda sua totalidade, localiza-se no município de Paranatinga, à margem direita do Rio Paranatinga ou Teles Pires, afluente do Tapajós. Uma parte dela situa-se no município de Planalto da Serra, a 254 km de Cuiabá, à margem esquerda do rio. Na vizinhança, encontram-se o morro do Urubu, do Daniel e parte da Serra Azul.

Os Bakairi se autodenominam Kurâ, que quer dizer gente, ser humano. Eles se consideram os verdadeiros Kurâ, a humanidade por excelência, devendo os demais ser especificados. Kurâ expressa, no sentido restrito, "nós , os Bakairi", "o que é nosso". O termo Bakairi é para eles de origem desconhecida e encontra-se registrado nas crônicas da história regional desde o século XVIII.

Os centros urbanos que mais influências exercem na vida dos Bakairi são Nobres, Paranatinga e Cuiabá, a capital do estado.

Desde a década de 60, missionários do Summer Institute of Linguistics (S.I.L.) traduzem textos bíblicos para a língua Bakairi. Cartilhas para alfabetização na língua materna foram por eles elaboradas. Esses trabalhos tendem a uniformizar as diferenças internas, que estão por merecer um cuidadoso estudo.


https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2023/09/20/indigenas-de-mt-tem-pecas-de-algodao-colorido-expostas-em-evento-de-moda-em-londres-impressionadas.ghtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.