De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Justiça manda Vale apresentar plano de realocação de aldeia indígena na Grande BH

18/02/2022

Autor: Alex Araújo

Fonte: G1 MG - g1.globo.com/mg



Comunidade Pataxó e Pataxó Hã Hã Hãe foi forçada a deixar espaço onde morava em Brumadinho por causa do rompimento da Barragem 1 da mina do Córrego do Feijão.

Por Alex Araújo, g1 Minas - Belo Horizonte
18/02/2022 07h35 Atualizado há um ano

A Justiça determinou que a Vale apresente, no prazo de cinco dias, plano de realocação temporária da comunidade indígena Pataxó e Pataxó Hã Hã Hãe, da Aldeia Naô Xohâ, forçada a deixar o espaço onde morava em Brumadinho, na Grande BH.

A decisão é desta quinta-feira (17) da juíza federal substituta da 13ª Vara Federal, Thatiana Cristina Nunes Campelo.

A retirada dos indígenas aconteceu por causa do rompimento da barragem B1 da mina do Córrego do Feijão.

A magistrada ainda mandou que a mineradora faça o pagamento mensal de instalação e manutenção às famílias realocadas no valor de um salário mínimo por grupo familiar, até que seja definida a realocação da comunidade indígena.

Thatiana ainda intimou que a Funai seja avisada sobre a determinação. Por fim, a juíza escreveu:

"Pela urgência que o caso requer, advirto que a intimação da ré para o cumprimento das medidas de urgência ora deferidas deverá ser feita através de Oficial de Justiça, inclusive em regime de plantão".
A determinação judicial se deu por meio de ação pedida pelo Ministério Público Federal e pela Defensoria Pública da União.

O que diz a Vale
Leia a nota na íntegra:

"A Vale informa que ainda não foi intimada a decisão judicial para conhecimento oficial dos seus termos e cumprimento das obrigações nela estabelecidas, sem prejuízo da apresentação dos recursos cabíveis, nos termos das razões já apresentadas ao juízo competente.

No mais, a companhia reitera que segue cumprindo todos os termos definidos em Termo de Ajuste Preliminar - Emergencial (TAP-E), firmado com a comunidade indígena impactada pelo rompimento da barragem de Brumadinho, com o Ministério Público Federal (MPF), com a Defensoria Pública da União (DPU) e com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e apresentou propostas de assistência humanitária, tendo em vista as intensas chuvas que afetaram a região em janeiro.

A empresa reitera que mantém, desde o rompimento da barragem B1, um respeitoso diálogo com os indígenas atingidos e com as instituições de justiça, buscando garantir medidas de reparação e compensação ao grupo".


https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2022/02/18/justica-manda-vale-apresentar-plano-de-realocacao-de-aldeia-indigena-na-grande-bh.ghtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.