De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Ministério autoriza vacinação em massa nas aldeias após articulação de Geraldo Resende

15/02/2024

Fonte: Dourados News - https://www.douradosnews.com.br



15 fevereiro 2024 - 10h53Por Da Redação

Da mesma forma que a população urbana de Dourados, as comunidades das aldeias Bororó e Jaguapiru no município, vão receber a vacinação em massa contra a dengue, a partir desta quinta-feira (15). Na primeira semana de retorno dos trabalhos legislativos, o deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) esteve na Secretaria Especial de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, fazendo essa solicitação ao secretário Ricardo Weibe Tapeba, e obteve a garantia de que todas as providências burocráticas seriam tomadas para viabilizar o pedido.

Nesta quinta-feira, por meio de ofício, a diretoria Programa Nacional de Imunização (PNI) autorizou a comunidade indígena douradense a receber a vacina Qdenga e encaminhou o documento ao gabinete da SESAI, honrando compromisso feito com o deputado Geraldo Resende.

Desta forma, nesta quinta-feira, as equipes de saúde serão acionadas para começar a vacinação de toda a comunidade douradense.

"É uma vitória na saúde pública para milhares de indígenas que aguardam ansiosamente para serem imunizados. Não podíamos permitir que essa população ficasse desprotegida. Sabemos que os hospitais e postos de saúde estão lotados e precisamos rapidamente que todos os indígenas sejam também vacinados contra essa epidemia terrível", disse o deputado Geraldo.

Inclusão no PNI

Em dezembro do ano passado, o deputado federal Geraldo Resende apresentou indicação ao governo federal, sugerindo à ministra Nísia Trindade (Saúde) a inclusão da vacina contra a dengue no Programa Nacional de Imunizações (PNI), para garantir o acesso amplo e igualitário à imunização contra uma doença que afeta milhões de brasileiros.

No mesmo mês, o Ministério da Saúde resolveu incorporar a vacina anunciando a imunização em todo o território nacional. Na oportunidade, definiu que o início da campanha seria neste mês fevereiro e sua realizada por etapas.

O município de Dourados, no entanto, é o único município brasileiro a disponibilizar a vacina para toda população na faixa de 4 a 59 anos.

A iniciativa faz parte de um projeto da indústria farmacêutica com o município de Dourados e com o pesquisador e professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) Julio Croda. O objetivo é avaliar o impacto da vacinação em massa em determinada localidade. A iniciativa não tem ligação com a campanha do Ministério da Saúde.

A expectativa é imunizar cerca de 150 mil pessoas com as duas doses previstas no esquema vacinal. A parceria da prefeitura de Dourados com o laboratório Takeda foi firmada no início de dezembro - três semanas antes do Ministério da Saúde anunciar que a Qdenga seria incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A imunização da comunidade urbana já vem sendo feita há várias semanas, porém, as populações indígenas somente serão contempladas a partir de sexta-feira próxima, depois de interlocuções do deputado Geraldo Resende junto ao Ministério da Saúde e à Prefeitura de Dourados.

https://www.douradosnews.com.br/dourados/ministerio-autoriza-vacinacao-em-massa-nas-aldeias-apos-articulacao-de/1228276/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.