De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Medicina da UNIVALE integra grupo de trabalho em prol da saúde Maxakali

27/02/2024

Fonte: Univale - https://www.univale.br



Coordenador do curso avalia que cuidado com a saúde Maxakali é uma importante atividade de extensão para os futuros médicos graduados pela universidade
A assistência à saúde de indígenas Maxakali na região conta com o apoio do curso de Medicina da UNIVALE, que integra o Grupo de Trabalho Permanente de Saúde Maxakali (GTP-SM), do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (Cejusc-TJMG). A mais recente reunião do grupo de trabalho aconteceu em Teófilo Otoni, na quinta-feira (22), com participação do coordenador do curso de Medicina, Romeo Lages Simões; do supervisor do módulo Saúde e Sociedade 12 e do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ECSO) na aldeia do município de Machacalis, Roberto Carlos de Oliveira; e da assessora de Gestão e Saúde da UNIVALE, Daniela Geber.

"O objetivo do GTP-SM é acompanhar e discutir possíveis soluções para os desafios apontados pelas lideranças Maxakali, quer seja nos Mutirões de Justiça Itinerante ou nas reuniões do GTP-SM, por meio de uma escuta culturalmente apropriada e desenvolvida pelo Cejusc", destacou o professor Roberto Carlos. No encontro da semana passada, foram discutidas demandas da saúde indígena local, como a efetivação de cirurgias eletivas na atenção especializada e problemas com saneamento nas aldeias Maxakali.

A participação da UNIVALE é uma consequência da longa atuação do professor Roberto Carlos em saúde indígena na região. A universidade atua no grupo de trabalho com atividades do Plano de Metas e Ações do Incentivo da Atenção Especializada aos Povos Indígenas (PMA-IAE-PI) do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), no âmbito do ECSO Machacalis, e em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena de Minas Gerais e Espírito Santo (Dsei-MG/ES).

Para o coordenador do curso de Medicina, professor Romeo Lages Simões, o cuidado com a saúde indígena é uma importante atividade de extensão para os futuros médicos graduados pela UNIVALE. "É importante que a comunidade acadêmica dê suporte e atendimento a essas populações, foi bem enriquecedora essa contribuição da UNIVALE para a saúde do indígena. Nossa instituição se destaca pela participação na comunidade, com essas ações sociais inerentes à formação dos futuros médicos. É o cuidado que o curso de Medicina tem, com a população indígena e com a formação dos nossos futuros profissionais", frisou Romeo.

https://www.univale.br/grupo-de-trabalho-saude-maxakali/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.