De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Projeto que cria o Parque EtnoHistórico do Mate no Paraná é contemplado pelo Novo PAC Seleções

28/03/2024

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) tem acompanhado, orientado e articulado o processo de remodelação do território da aldeia Kókhun Já Má, situada no Parque Histórico do Mate, no município de Campo Largo (PR). A área está entre os projetos contemplados no Novo PAC Seleções, conforme anunciado pelo presidente Lula no dia 7 de março. A iniciativa visa criar o Parque EtnoHistórico do Mate, primeiro do Paraná.

A iniciativa soma os esforços da Funai a partir da Coordenação Técnica Local (CTL) de Curitiba, com o apoio da Coordenação Regional (CR) de Guarapuava, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Paraná (Iphan/PR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e de secretarias do estado do Paraná, sob coordenação da Secretaria de Estado de Cultura do Paraná (Seec/PR), a fim de garantir a destinação adequada e o uso social justo do território.

Contemplado pelo Novo PAC Seleções, o projeto busca restaurar as estruturas históricas e tombadas existentes no território; pensar a estrutura de ocupação pela comunidade indígena pertencente à etnia Kaingang; criar meios de geração de renda por meio do etnoturismo; adequar espaços de visitação; e desenvolver um novo acesso ao parque, que garanta segurança tanto à comunidade indígena quanto aos visitantes.

A primeira etapa prevê investimentos de R$ 2,5 milhões em projetos de engenharia e da linha de infraestrutura social e inclusiva do Novo PAC Seleções. Esses estudos têm prazo de 18 meses para ocorrer. Ao término dessas análises, a expectativa de investimentos é de aproximadamente de R$ 25 milhões para tornar o antigo Parque Histórico do Mate no primeiro Parque EtnoHistórico do Paraná.

Ao fim do projeto, a expectativa é de que a aldeia Kókhun Já Má, embora tenha sido criada recentemente, tenha garantida sua infraestrutura comunitária de habitação, saneamento, educação e saúde, como também de geração de renda por meio do etnoturismo. Todas essas tratativas têm sido realizadas mediante estreito diálogo com os entes envolvidos e com a comunidade indígena, conforme está previsto na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre Povos Indígenas e Tribais.

Histórico

Formada em 2022 por indígenas do povo Kaingang, a aldeia Kókhun Já Má ocupa uma área de 31 hectares anteriormente abandonada e sem função social. No local, vivem 37 famílias que contam com o acompanhamento da CTL de Curitiba, subordinada à CR Guarapuava. Desde que se instalou no espaço, a comunidade indígena dispõe de vigilância da Funai, que atua para cumprir os direitos básicos e constitucionais dos indígenas.

A atuação interinstitucional, articulada pela fundação, resultou na criação do Grupo de Trabalho (GT) Parque do Mate, instituído pelo governo estadual após a ocupação do espaço pela comunidade indígena Kaingang. O GT tem por finalidade discutir e contabilizar os interesses da unidade federativa, atual proprietária do território, e dos indígenas que habitam a área.

Além da comunidade indígena e de órgãos do estado, integraram o GT a Universidade Federal do Paraná (UFPR); Instituto Federal do Paraná (IFPR); Defensoria Pública da União (DPU); Defensoria Pública do Estado (DPE); e as secretarias do município de Campo Largo.

Por meio do GT, houve a resolução de questões de estrutura básica, como o acesso dos indígenas da aldeia Kókhun Já Má a água e luz. No GT, os atores envolvidos também discutiram projetos futuros para beneficiar a comunidade indígena e os não indígenas que residem próximo ao parque e usam o espaço como opção de lazer.

A criação do Parque EtnoHistórico do Mate se firma como um exemplo consolidado de cogestão e coexistência de interesses e direitos indígenas, patrimoniais e turísticos.



Assessoria de Comunicação/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/projeto-que-cria-o-parque-etnohistorico-do-mate-no-parana-e-contemplado-pelo-novo-pac-selecoes
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.