De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Abril Indígena: Governo prioriza povos indígenas na recomposição de quadro da Funai

09/04/2024

Fonte: Funai - https://www.gov.br



Os povos indígenas fazem parte da construção da política indigenista. Em atendimento à Lei no 14.724/2023, regulamentada pelo Decreto no 11.839/2023, o Governo Federal decidiu preencher cargos efetivos do quadro de pessoal da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) com um percentual de vagas destinado a candidatos que se autodeclararam indígenas no ato da inscrição no certame que está em andamento. Do total de vagas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), 502 foram para a Funai e 30% delas, para indígenas que poderão obter pontuação diferenciada ao comprovarem experiência em atividades trabalhistas com populações indígenas.

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), concorrem às vagas, 9.339 candidatos autodeclarados indígenas, sendo 6.641 para cargos de nível intermediário e 2.698 para nível superior. "Essa alta concorrência mostra o quanto os povos indígenas querem fazer parte da construção da política indigenista. Isso é inédito na história da Funai", destaca a presidenta do órgão, Joenia Wapichana.

Essa e outras medidas foram possíveis depois que a Fundação Nacional dos Povos Indígenas retomou em 2023 a sua missão institucional de proteger os povos indígenas e promover os seus direitos. Desde então, a entidade tem trabalhado para reforçar as suas estruturas, melhorar as condições de trabalho dos servidores, recompor o quadro da autarquia e firmar parcerias que permitam impulsionar suas ações.

Outra iniciativa que se mostrou fundamental para reorganizar o quadro da Funai foi a realização do IV Concurso Interno de Remoção (CIR) com oferta de 614 vagas entre cargos de nível auxiliar, médio e superior. O certame possibilitou não só a expectativa de remoção dos servidores como também a avaliação da escassez da força de trabalho no âmbito do órgão indigenista que poderá ser revertida com os servidores que serão efetivados por meio do CNU.

Além disso, a Funai também avançou na proposição do Plano de Carreira Indigenista que busca valorizar e fortalecer a atuação dos servidores em todas as unidades da autarquia.

Assessoria de Comunicação/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/abril-indigena-governo-prioriza-povos-indigenas-na-recomposicao-de-quadro-da-funai
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.