De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

19 de abril: Funai atua para assegurar os direitos dos povos indígenas, demarcar espaços e lutar contra retrocessos na política indigenista

19/04/2024

Fonte: Funai - https://www.gov.br



Neste 19 de abril, data em que é celebrado o Dia Nacional dos Povos Indígenas, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) destaca a importância da luta para que os direitos indígenas sejam priorizados e respeitados. Na ocasião, o órgão indigenista reafirma o compromisso de atuar com total empenho na missão de defender e garantir os direitos dos povos indígenas, demarcar espaços e lutar contra ameaças ou retrocessos na política indigenista.

Se 2023 foi o ano da Funai voltar e "arrumar a casa" dos povos indígenas, sob o comando da primeira presidenta indígena, Joenia Wapichana, ao lado das diretoras Lucia Alberta Andrade, do povo Baré; Mislene Metchacuna, do povo Ticuna; e de Janete Carvalho, servidora que dispõe de uma trajetória ímpar dedicada à política indigenista; o ano de 2024 se traduz na palavra "avançar".

Avançar na recomposição do quadro da Funai, na reestruturação da autarquia, na questão fundiária e no processo de demarcação de terras indígenas; na proteção de povos isolados e de recente contato; na proteção, monitoramento e fiscalização de territórios; na preservação de bens culturais de povos originários; na criação e monitoramento de ações de cidadania, educação, saúde e proteção social; na elaboração e articulação de iniciativas de etnodesenvolvimento; na gestão e licenciamento ambiental; e na melhoria de infraestruturas comunitárias.

Em pouco mais de um ano de gestão, são inúmeros os resultados positivos. Foram retomados os processos de demarcação e as políticas de fortalecimento dos direitos dos povos indígenas, como a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI). A instituição também voltou a dialogar permanentemente com os indígenas, recebendo delegações de diferentes etnias de forma constante.

Teve destaque ainda a ampliação da participação indígena nos espaços governamentais, a exemplo do que ocorre na Funai, que conta hoje com indígenas em diversos postos de comando. O Brasil reúne 1,7 milhão de indígenas de mais de 305 etnias que falam 274 línguas, conforme o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, distribuídos em pouco mais de 13% do território nacional.

Acampamento Terra Livre (ATL)

Para celebrar o Abril Indígena, entre os dias 22 e 26 de abril, Brasília sediará mais uma edição do Acampamento Terra Livre (ATL), maior mobilização do movimento popular indígena do Brasil. Em 2024, o evento, que completa 20 anos, traz o tema "Nosso Marco é Ancestral, Sempre Estivemos Aqui". Organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), o encontro reunirá indígenas de todo o país no Conjunto Cultural Funarte, localizado no Eixo Monumental.

Assessoria de Comunicação/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/19-de-abril-funai-atua-para-assegurar-os-direitos-dos-povos-indigenas-demarcar-espacos-e-lutar-contra-retrocessos-na-politica-indigenista
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.