De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Funai participa de celebração dos 33 anos da Comissão Intersetorial de Saúde Indígena do CNS

16/05/2024

Fonte: Funai - https://www.gov.br



Apresidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, destacou a importância da Comissão Intersetorial de Saúde Indígena (CISI) para a consolidação de políticas públicas na área da saúde para os povos indígenas. Segundo ela, o órgão indigenista se soma à CISI para fortalecer o direito à saúde indígena. A afirmação foi feita na terça-feira (14), durante a abertura do "Seminário 33 anos da Comissão Intersetorial de Saúde Indígena - CISI", na sede da Funai, em Brasília.

"Hoje, a Funai não executa a saúde indígena. No passado, sim. Mas, à medida que vamos avançando nessa construção de uma política estruturante, diferenciada e específica da saúde indígena, ela contribui como articuladora dessa política, responsável pela proteção e reconhecimento dos territórios indígenas", reafirmou Joenia Wapichana.

A Funai conquistou uma cadeira na CISI como membro titular, em 2023, fruto de um trabalho articulado com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde.

Segundo o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, a iniciativa de comemorar os 33 anos da CISI é pela sensibilidade com o tema em um momento em que a pauta indígena tem ganhado força. "Faz muito tempo que eu não participo de uma atividade tão representativa. A gente tem muito a fazer, mas com certeza a CISI vai continuar dando a sua contribuição", destacou.

Para o coordenador da CISI, Rildo Mendes, indígena do povo Kaingang, foi o movimento indígena que construiu a história dessa Comissão, mencionando a contribuição de importantes atores como a médica sanitarista Zilda Arns, que chegou a ser coordenadora da Comissão, e Clóvis Ambrósio, do povo Wapichana. "Pessoas que carregaram o movimento indígena a partir da Constituição de 1988 e início dos anos 1990", homenageou.

Rildo também destacou a importância dos diversos parceiros institucionais na constituição da CISI. "A gente está junto somando para construir e fazer um controle social consciente", acrescentou, mencionando, ainda, que a CISI desempenhou papel fundamental na consolidação e na construção do subsistema de saúde indígena.

CISI

A Comissão Intersetorial de Saúde Indígena é uma instância técnica de assessoramento ao Conselho Nacional de Saúde e foi uma das primeiras comissões instituídas pelo CNS, em 1991, em atendimento às demandas de lideranças de povos indígenas de todo o Brasil.

Desde então, a CISI/CNS tem se constituído como um espaço para atuação do controle social democrático por meio de debates, reivindicações, denúncias e encaminhamentos sobre a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI).

A CISI tem a missão de assessorar o Conselho Nacional de Saúde no acompanhamento da saúde dos povos indígenas por meio da articulação intersetorial com governos e com a sociedade civil organizada, exercitando a escuta das necessidades dos povos indígenas e fornecendo ao CNS condições de formular políticas para que essa população tenha acesso à saúde com qualidade, humanização e acolhimento, de acordo com a cultura de cada povo.

Assessoria de Comunicação/Funai

Com informações do CNS

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/funai-participa-de-celebracao-dos-33-anos-da-comissao-intersetorial-de-saude-indigena-do-cns
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.