De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

STF revoga decisão que autorizava retomada da demarcação de terras indígenas em Guaíra, no Paraná

06/04/2024

Autor: Mayala Fernandes

Fonte: Brasil de Fato - https://www.brasildefatopr.com.br



Em janeiro, conflitos na cidade motivaram o ministro Edson Fachin a suspender ações judiciais que impediam a demarcação

Na última quinta-feira (4), em julgamento virtual, o Supremo Tribunal Federal (STF) revogou uma decisão que permitia à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) retomar o processo de demarcação da Terra Indígena (TI) Tekoha Guasu Guavira, localizada nos municípios de Guaíra, Terra Roxa e Altônia, no oeste do Paraná.

A liminar, anteriormente concedida pelo ministro Edson Fachin, em janeiro deste ano, suspendia todas as ações judiciais que impediam a Funai de dar andamento aos processos de delimitação da área.

Por maioria, o STF derrubou a liminar e os processos que impedem a demarcação da área voltaram a tramitar. O único ponto mantido foi a intervenção da Comissão Nacional de Soluções Fundiárias do Conselho Nacional de Justiça no processo de conciliação das ações em trâmite.

Contexto da região

A região, historicamente ocupada pelos Avá-Guarani, tem sido palco de conflitos e violência. Remanescentes desse povo, que originalmente ocupavam a área agora coberta pelo lago da Itaipu Binacional, têm enfrentado dificuldades, incluindo remoções forçadas e separação de famílias.

Após anos de luta, em 2018 a Funai identificou e delimitou a terra indígena, mas essa decisão foi anulada pelo próprio órgão em 2020. Em 2023, a Funai retomou o processo de demarcação, desencadeando duas ações judiciais no Tribunal Regional da Quarta Região (TRF-4), uma delas movida pelo município de Guaíra.

Em dezembro do ano passado, as comunidades indígenas Y'hovy e Yvyju Avary iniciaram um processo de retomada de território, após os processos de demarcação terem sido suspensos durante o governo de Jair Bolsonaro e retornarem à estaca zero.

Contudo, os conflitos na região foram marcados por ameaças e agressões por parte de grupos não indígenas. Em janeiro, a Força Nacional realizou uma intervenção na cidade, após uma série de confrontos violentos que resultaram em três indígenas feridos e hospitalizados.

Edição: Pedro Carrano

https://www.brasildefatopr.com.br/2024/04/06/stf-revoga-decisao-que-autorizava-retomada-da-demarcacao-de-terras-indigenas-em-guaira-no-parana
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.