De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Deputados ouvem ruralistas e cobram reintegração de áreas

03/09/2024

Autor: Maristela Brunetto e Fernanda Palheta

Fonte: Campo Grande News - campograndenews.com.br



Reunião de Frente Parlamentar ouviu entidades que representam proprietários rurais

A Frente Parlamentar Invasão Zero da Assembleia Legislativa promoveu, nesta manhã (3), a segunda reunião desde a criação, atendendo o pedido da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), que teve ainda representantes de outras duas entidades do setor, Acrissul e Nelore Precoce. As lideranças cobram o cumprimento de mandados de reintegração de posse de fazendas alvos de conflito.

O caso em maior evidência ocorre em Douradina, com área reivindicada por indígenas guarani-kaiowá. O coordenador da Frente, deputado Carlos Alberto Davi dos Santos, o coronel David, disse que uma carta deve ser divulgada para cobrar a desocupação de fazendas. Um dos destinatários seria o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes. Ele criou um grupo na Corte para debater o tema envolvendo a demarcação de terras indígenas, uma vez que há várias ações sobre a lei que criou o marco temporal, tese já rejeitada pelo Supremo, que prevê a demarcação somente de terras já reivindicadas ou com ocupação à época da promulgação da Constituição de 1988.

Davi informou, ainda, que o grupo deve se reunir com o governador Eduardo Riedel (PSDB) e com a bancada federal. Presidente da Famasul, Marcelo Bertoni falou sobre o conflito em Douradina e sustentou que "não dá para resolver uma injustiça criando outra", numa referência à hipótese de retirada de produtores rurais, caso seja reconhecida a área pela União.

Ele defendeu que os indígenas sejam "colocados em um canto" da propriedade enquanto se debate o desfecho para a situação, para que os produtores possam usar a área e fazer o plantio, já que em 15 setembro começa o período da safra de verão, de soja.

Bertoni destacou a oportunidade para o diálogo, uma vez que todos esperam a pacificação no campo. Também defendeu o cumprimento de ordens de reintegração. No caso de Douradina, há decisão judicial e o argumento entre presentes é que o desrespeito estimula novos conflitos por áreas.

Já o deputado José Orcírio Miranda dos Santos, Zeca do PT, defendeu o reconhecimento da área de Douradina como indígena e mencionou situações conflituosas em outras cidades, apontando que teve conhecimento de que área da União repassada ao Exército, em Antônio João, estaria arrendada a produtores rurais.

https://www.campograndenews.com.br/politica/deputados-ouvem-ruralistas-e-cobram-reintegracao-de-areas
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.