De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

A pedido da Funai, Justiça Federal extingue ação contra comunidade indígena Kurupi Santiago Kue

25/10/2024

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A 1ª Vara Federal de Naviraí em Mato Grosso do Sul extinguiu ação ajuizada contra a comunidade indígena Kurupi Santiago Kue a pedido da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). O autor da ação havia solicitado a expedição de um mandado de interdito proibitório, um procedimento judicial destinado à proteção preventiva de determinada posse em situação de ameaça. Porém, não apresentou provas.

Segundo o autor, haveria uma suposta intenção dos indígenas de ocupar propriedade próxima de onde habitam. A Funai, no entanto, demonstrou para o Poder Judiciário que o ajuizamento da ação era temerário, já que o autor não apresentou qualquer prova de que existiria risco para sua posse. Em verdade, ao dialogar com os indígenas sobre a ação, notou-se indignação com a realização de acusações infundadas, por meio da propositura do processo judicial.

"Diante desses contundentes elementos trazidos pela Funai, tenho que a existência deste feito tão somente contribui para alimentar a animosidade entre as partes, além do que o temor do autor é remoto e abstrato, desatrelado de elementos concretos que evidenciam efetivos riscos de turbação de sua posse", entendeu a 1ª Vara Federal de Naviraí.

A sentença descartou a argumentação do autor de risco de turbação, isto é, a privação ilegal parcial da posse, ou esbulho, que por sua vez é a privação ilegal e total da posse. Isso porque "não há qualquer elemento trazido pelo autor que indique a intenção da comunidade indígena de (re)tomar para si a área mencionada no citado documento antropológico", em referência ao laudo pericial juntado no processo.

"A decisão judicial é importante pois demonstra que não se pode ajuizar de ações infundadas contra povos indígenas, bem como deixa evidente que o Poder Judiciário não aceita tentativas de obtenção de tutelas judiciais baseadas em pré-concepções equivocadas", ressalta o procurador-chefe da Funai, Matheus Antunes Oliveira.

A Justiça Federal lembrou que o autor de pedido de tutela jurisdicional deve demonstrar a necessidade de atuação do Poder Judiciário, o que não aconteceu na ação de interdito proibitório ajuizada contra a comunidade indígena, já que a proximidade da propriedade com as terras indígenas não é suficiente para representar uma ameaça à posse.

Ref. processo judicial no 5000527-26.2024.4.03.6006 / 1ª Vara Federal de Naviraí.



Assessoria de Comunicação/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2024/a-pedido-da-funai-justica-federal-extingue-acao-contra-comunidade-indigena-kurupi-santiago-kue
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.