De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Sineia do vale segui em Baku, conduzindo as atividades e a agenda presencial da co-presidência do Caucus Indígena até o final da COP29

15/11/2024

Fonte: CIR - https://cir.org.br



Sineia do Vale, do povo wapichana, Coordenadora do Departamento de Gestão Territorial, Ambiental e Mudanças Climáticas do Conselho Indígena de Roraima (CIR), assumiu no dia 9 de novembro de 2024, na cidade de Baku, em Azerbaijão, a copresidência do Fórum Internacional de Povos Indígenas sobre Mudanças do Clima (IIPFCC), como representante da América Latina e Caribe.

Também conhecido como Caucus Indígena, trata-se da Grande Assembleia Indígena Internacional que se dedica ao tema de mudanças climáticas, e se organiza como o Grupo Constituído de Povos Indígenas do Mundo na Convenção do Clima da ONU (UNFCCC).

Enquanto especialista indígena no tema, a gestora ambiental que representa a sua organização de base, o CIR, e o movimento indígena da Amazônia via Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), foi também reconduzida pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), à Coordenação Nacional do Comitê Indígena de Mudanças Climáticas (CIMC).

Além de décadas de experiência de trabalho no chão dos territórios, junto às comunidades indígenas, Sineia está concluindo o Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais no MESPT/Universidade de Brasília.

Durante a primeira semana da Conferência das Partes, a COP29 do Clima, realizada no Azerbaijão, Sineia presidiu as reuniões diárias do Caucus Indígena, junto com a outra copresidente da região onde está ocorrendo a COP, a russa Daria Egereva.

Iniciando seu novo mandato, Sineia participou da Cerimônia de Abertura do Pavilhão Indígena, no dia 11 de novembro, e recebeu nas Reuniões do Caucus Indígena a Ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sonia Guajajara, e a Presidente da FUNAI, Joenia Wapichana. No encontro com Joenia, passado e futuro se fundiram, celebrando o pioneirismo do CIR na pauta climática.

Sineia assume a copresidência do Caucus no momento, e por ocasião, dos preparativos para a realização da COP 30 no Brasil, a primeira Conferência Climática realizada na Amazônia. Joenia, agora à frente da FUNAI, copresidiu a anos atrás este mesmo Fórum, quando era coordenadora do Departamento Jurídico do CIR.

Sineia seguirá em Baku conduzindo as atividades e a agenda presencial da copresidência do Caucus Indígena até o final da COP29, no 22 de novembro, acompanhada pelo advogado do setor Jurídico do CIR, Dr. Ivo Aureliano Macuxi, e da assessora técnica internacional para seu mandato, Patricia Zuppi.

https://cir.org.br/site/2024/11/15/sineia-do-vale-segui-em-baku-conduzindo-as-atividades-e-a-agenda-presencial-da-co-presidencia-do-caucus-indigena-ate-o-final-da-cop29/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source