De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Agrofloresta Xavante é destaque no Rio G20 - Diálogos para o Planeta

19/11/2024

Fonte: Ciclo Vivo - https://ciclovivo.com.br



Projeto revela sistemas agroflorestais como caminho para conservação da biodiversidade e segurança alimentar em território indígena.

Após o lançamento da campanha 'A Resposta Somos Nós', os povos originários do Brasil seguem marcando presença na cúpula dos líderes do G20. A participação desta vez acontece com o projeto Agrofloresta Xavante - Watzadzé Up'tabi (que significa "alimento verdadeiro" na língua xavante), uma colaboração entre a Novo Humano, Carpe Projetos Socioambientais e a Associação Indígena Xavante Ripá de Produtividade e Etnodesenvolvimento (AIXRPE).

O projeto vai ser apresentado no Rio G20 - Diálogos para o Planeta, por Yuri Diniz, cofundador da Carpe Projetos Socioambientais, com uma palestra e exibição audiovisual no Parque Glória Maria, em Santa Teresa durante o Rio G20 - Diálogos para o Planeta, uma realização do Instituto Bienal Amazônia (IBA), que ocorre em sinergia com a cúpula dos líderes do G20 e conta com o apoio do Comitê Rio G20.

A apresentação vai abordar iniciativas de agrofloresta desenvolvidas pela organização Novo Humano em parceria com a Carpe. Iniciado em outubro de 2022, o projeto Agrofloresta Xavante já reflorestou mais de 5 mil metros de floresta produtiva, integrando mais de 50 variedades de espécies nativas, culturais, medicinais e alimentícias.

"Estamos recuperando uma área extremamente degradada ao redor da aldeia, reflorestando o cerrado nativo e produzindo alimentos saudáveis em cooperação com a etnia A'uwe. A mudança no solo já é evidente: utilizando apenas recursos locais, transformamos um solo arenoso e degradado em terra preta em pouco tempo", explica Yuri Diniz.

Em expansão, a iniciativa busca criar um cinturão agroflorestal nativo de 11 hectares, formando uma ilha de abundância para a Aldeia Ripá em Mato Grosso. O objetivo é promover a autonomia alimentar da etnia A'uwe, apoiar a regeneração do território e resgatar sementes crioulas e espécies nativas do Cerrado, essenciais para a cultura Xavante.

A iniciativa implementa práticas de cultivo agroflorestal em colaboração direta com a comunidade da Aldeia Ripá, localizada no Território Indígena Pimentel Barbosa, em Mato Grosso.

Quem quiser conhecer melhor o projeto, pode participar da apresentação, de forma gratuita.

Rio G20 - Diálogos para o Planeta
Atividade: Palestra e exibição audiovisual "Construindo um Futuro Ancestral: práticas agroflorestais como uma possibilidade para controle de incêndios florestais, resgate de sementes crioulas e o projeto Agrofloresta Xavante"
Convidado: Yuri Diniz, cofundador da Carpe Projetos Socioambientais e parceiro da organização Novo Humano
Data: 20 de novembro
Horário: 16h30 - 18h00
Local: Parque Glória Maria, Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa, Rio de Janeiro (RJ)
Entrada: Gratuita

https://ciclovivo.com.br/fique-ligado/eventos/agrofloresta-xavante-e-destaque-no-rio-g20-dialogos-para-o-planeta/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source