De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Ministério Público Federal pede retomada da demarcação da Terra Indígena Huuhi em Mato Grosso

23/09/2024

Autor: Rebeca Moraes

Fonte: Cenario MT -https://www.cenariomt.com.br



O Ministério Público Federal (MPF) deu um importante passo para garantir os direitos territoriais do povo Xavante em Mato Grosso. A instituição ingressou com uma ação civil pública solicitando a retomada dos estudos para a demarcação da Terra Indígena Huuhi, localizada no município de Paranatinga.

A terra indígena, que originalmente possuía 280 mil hectares, sofreu uma drástica redução para apenas 98 mil hectares em 1998, devido a pressões econômicas e territoriais, como a exploração de recursos naturais, principalmente diamantes. Essa redução comprometeu significativamente a subsistência e a preservação da cultura Xavante, que utilizam o território para atividades tradicionais como agricultura, pesca e rituais culturais.

De acordo com o MPF, o processo de demarcação, iniciado em 2005, foi paralisado por diversos motivos, incluindo a falta de servidores na Fundação Nacional do Índio (Funai) e uma suposta "moratória" das terras indígenas em Mato Grosso. Além disso, os estudos existentes estão desatualizados e necessitam de revisão.

A paralisação do processo de demarcação tem gerado grande impacto nas comunidades indígenas, que reivindicam a restituição de seus direitos territoriais ancestrais, garantidos pela Constituição Federal. A ação do MPF busca garantir a continuidade do processo de identificação e delimitação das terras tradicionalmente ocupadas pelo povo Xavante, conforme previsto em lei.

https://www.cenariomt.com.br/mato-grosso/ministerio-publico-federal-pede-retomada-da-demarcacao-da-terra-indigena-huuhi-em-mato-grosso/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.