De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

MPF articula termo de cooperação para demandas de movimentos sociais e lideranças indígenas em Japurá (AM)

06/12/2024

Fonte: MPF - https://www.mpf.mp.br



A partir de visita institucional realizada ao município de Japurá (AM), nos dias 27 e 28 de novembro, o Ministério Público Federal (MPF) articulou, junto a órgãos do governo estadual e municipal, a assinatura de termo de cooperação para atender às demandas apresentadas por movimentos sociais e lideranças indígenas da região. O termo prevê a adoção de medidas efetivas em questões como benefícios sociais e previdenciários, saúde mental, educação, entre outras.

Além do MPF, o termo de cooperação e compromissos foi assinado pela Prefeitura de Japurá, pelas Secretarias Municipais de Produção, de Assistência Social, de Educação e de Saúde, pela Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc), pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e por lideranças da Articulação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Apiam) e da Organização dos Professores Indígenas de Japurá.

A agenda em Japurá fez parte do curso "Atuação estratégica do MPF em tutela coletiva, com diligências presenciais em aldeias e comunidades", promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). A assinatura do documento foi realizada durante evento público realizado no Centro Paroquial Nossa Senhora Aparecida.

Benefícios sociais e previdenciários

Com seis cláusulas no total, o termo apresenta os problemas vivenciados pelos povos indígenas e tradicionais em Japurá e as soluções acordadas, como a necessidade de adequações nas políticas públicas referentes aos benefícios previdenciários e sociais aos referidos. Foram citados exemplos de graves problemas no atendimento aos povos indígenas das localidades de Apaporis e Andorinha, diversas dificuldades em relação à documentação e acesso aos benefícios, pagamentos, retenção de cartões, entre outros.

Os movimentos sociais também fizeram relatos sobre a necessidade de deslocamento fluvial, por mais de 24 horas, de pessoas com deficiência ou doentes de Japurá até o município de Tefé, a 266 quilômetros de distância, para realização de perícias médicas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Para solucionar os problemas, foram propostas alternativas como mutirões e acesso remoto à documentação, cadastro e acesso aos benefícios sociais e previdenciários, considerando que a maioria das aldeias e comunidades possuem acesso à internet.

Saúde mental

Em relação à saúde mental, a Prefeitura de Japurá, por meio da Secretaria de Saúde, comprometeu-se a encaminhar solicitação formal, até 15 de dezembro, ao Governo do Estado do Amazonas e ao Governo Federal para acordar e implementar um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) no município, considerando o grande número de casos de atendimento necessários e a distância do Caps mais próximo: são mais de 24 horas de barco até Tefé, sem acesso aéreo ou rodoviário.

Além disso, o secretário de Saúde, em diálogo com o movimento indígena e lideranças, comprometeu-se a articular com o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) e a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) a implementação do Incentivo para a Atenção Especializada aos Povos Indígenas (IAE-PI) no hospital e em unidades de saúde de Japurá, com acesso a recursos federais.

Educação e alimentação escolar

No documento, o MPF informou sobre irregularidades praticadas em alguns municípios do Amazonas relativas ao não pagamento dos 12 meses de salário e de direitos dos professores, como férias e 13o salário. A Prefeitura de Japurá, por meio da Secretaria de Educação, comprometeu-se a realizar as tratativas imediatas para regularização dos contratos dos professores indígenas e das comunidades tradicionais, de modo a garantir o pagamento dos professores nos 12 meses do ano, bem como férias, 13o salário e direitos padrões, como por meio de processo seletivo, com duração de dois anos, prorrogáveis por mais dois.

Sobre a alimentação escolar, foi informado sobre o caráter cancerígeno dos embutidos e enlatados de proteínas, como conserva, salsicha, presunto, entre outros, e a não adequação do seu fornecimento na alimentação escolar dos povos indígenas e tradicionais. Conforme defende o MPF, esses povos têm direito a uma alimentação culturalmente adequada no ambiente escolar.

A partir dessa realidade, ficou estabelecido que será realizado um mutirão, com apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas, das Secretarias Municipais de Produção e de Saúde, dos movimentos indígenas e das comunidades tradicionais. Os envolvidos realizarão levantamento da produção tradicional desses povos em até 60 dias.

A Secretaria Municipal de Educação também se comprometeu a lançar chamada pública culturalmente adequada, até o início de fevereiro de 2025. O edital deverá prever a compra da produção dos povos indígenas e tradicionais, incluindo proteínas (peixe, galinha, entre outras) e processados vegetais (farinha, beiju, polpa, etc.), além de entrega direta nas escolas, com prazo mínimo de 30 dias para envio das propostas e início das entregas em março de 2025, coincidindo com o começo do ano letivo nas escolas indígenas e tradicionais.

Em caso de omissão ou descumprimento injustificado dos compromissos firmados, poderão ser adotadas medidas judiciais e extrajudiciais para buscar viabilizar as medidas, com responsabilização dos envolvidos.

https://www.mpf.mp.br/am/sala-de-imprensa/noticias-am/mpf-articula-termo-de-cooperacao-para-demandas-de-movimentos-sociais-e-liderancas-indigenas-em-japura-am
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.