De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

PGE quer reverter decisão que determina terra indígena na Grande Florianópolis

10/12/2024

Autor: Vivan Leal

Fonte: ND+ - ndmais.com.br



Procuradoria propôs uma ação judicial no STF contra a portaria do Ministro de Justiça, que homologu o território; há preocupação com demais habitantes da região, dizem representantes

A Procuradoria-geral do Estado quer reverter a decisão do Governo Federal que demarcou uma nova terra indígena na Grande Florianópolis. Na quarta-feira (5), as regiões do Morro dos Cavalos, em Palhoça, e Toldo Imbu, em Abelardo Luz, no Oeste, foram reconhecidas, juridicamente, pelo Governo Federal, como territórios pertencente aos povos originários 14 anos após a demarcação física.

A demarcação dos territórios indígenas é um processo liderado pela Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e, segundo a presidente do órgão, Joenia Wapichana, diz respeito à regularização fundiária desses espaços.

A reportagem tentou contato com representantes da terra indígena do Morro dos Cavalos, na Grande Florianópolis, e também com o governo federal, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Demarcação de terra indígena na Grande Florianópolis gera preocupação
Nessa segunda-feira (9), a Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) recebeu uma comitiva, formada por políticos e membros da sociedade civil para tratar do assunto. Dentre as lideranças, participaram da reunião, o senador Esperidião Amin (PP), o deputado estadual, Camilo Martins (Podemos), o vereador de Palhoça, Nirdo Artur Luz (Pitanta/PL), e o procurador do Município de Palhoça, Felipe Linhares.

Os integrantes da comitiva apresentaram preocupação com o futuro da área de terra indígena na Grande Florianópolis e da extensão dos efeitos do decreto sobre os demais moradores da região. Durante a reunião, o procurador-geral, Márcio Vicari, declarou que pedirá ao STF (Supremo Tribunal Federal) providências sobre o caso.

"O Estado de Santa Catarina propôs ação judicial no STF contra a portaria do Ministro de Justiça que iniciou o processo de demarcação. Atualmente, está em vigor a Lei do Marco Temporal (Lei n. 14.701/2023), que alterou os processos administrativos de demarcação de terras indígenas e há decisão do ministro Gilmar Mendes suspendendo processos judiciais que discutam a constitucionalidade da lei", afirmou Vicari.

Santa Catarina defende que a portaria inaugural do processo de demarção da terra indígena na Grande Florianópolis é nula e que, mesmo que não fosse, a demarcação não poderia ocorrer neste momento. No entendimento do governo, está em vigor a Lei n. 14.701 e há uma comissão especial no âmbito do STF tratando da matéria.

Entenda homologação de territórios indígenas
O processo de reconhecimento de uma TI (terra indígena) é longo e envolve diferentes etapas, que foram seguidas também no caso da terra indígena na Grande Florianópolis: identificação e delimitação, declaração, demarcação física e homologação.

A autarquia indigenista atua em conjunto com outros órgãos, como o Ministério dos Povos Indígenas, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Presidência da República no processo demarcatório.

Além disso, os processos costumam ser conflituosos. Na TI Morro dos Cavalos, por exemplo, a ocupação da comunidade indígena Guarani Mbya e Nhandeva já foi questionada por agentes públicos. O Estado chegou a entrar com uma ação civil que contesta a ocupação do espaço.

https://ndmais.com.br/direitos/pge-quer-reverter-decisao-que-determina-terra-indigena-na-grande-florianopolis/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.