De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Indígenas bloqueiam BR-163 em protesto contra Lei Estadual e denunciam descaso com a educação

19/01/2025

Autor: Chellsen Carneiro

Fonte: Folha do Progresso - https://www.folhadoprogresso.com.br



Desde a tarde de quinta-feira (16), indígenas bloqueiam o Km 83 da BR-163, utilizando madeiras incendiadas para interditar a via em protesto contra a Lei 10.820, aprovada pelo Governo do Pará. Motoristas enfrentam dificuldades para trafegar no trecho, e vídeos divulgados na sexta-feira (17) mostram veículos passando por cima das chamas na tentativa de seguir viagem.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a situação no local é tensa, embora haja um acordo entre manifestantes para liberar caminhões e cargas vivas em horários determinados. Os indígenas consideram a lei uma ameaça aos direitos dos professores do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) e do SOMEI Indígena, além de denunciarem o descaso do poder público com a educação nas aldeias.

Em Belém, lideranças indígenas ocupam o prédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) há cinco dias, cobrando maior respeito e investimentos para uma educação inclusiva e culturalmente adequada. A mobilização reforça as críticas ao tratamento dado pelo governo à educação indígena no estado.

https://www.folhadoprogresso.com.br/indigenas-bloqueiam-br-163-em-protesto-contra-lei-estadual-e-denunciam-descaso-com-a-educacao/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.