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Quilombolas de Goiás denunciam troca de professores por videoaulas em escolas

27/01/2025

Fonte: O Globo - https://oglobo.globo.com/



Quilombolas de Goiás denunciam troca de professores por videoaulas em escolas
De acordo com a comunidade Kalunga, além da dificuldade de aprendizagem, a falta de acesso à internet e à energia elétrica dificulta a interação em tempo real, essencial para o programa GoiásTec

Pâmela Dias

27/01/2025

Moradores do quilombo Kalunga, localizado em Teresina de Goiás, na região da Chapada dos Veadeiros, denunciam a atuação do programa GoiásTec, que substitui professores locais por aulas transmitidas via televisão, acompanhadas por mediadores em sala de aula. De acordo com a comunidade, além da dificuldade de aprendizagem e engajamento relatados pelos estudantes, a falta de acesso à internet dificulta a interação em tempo real, essencial nessa modalidade.

Lideranças quilombolas relatam ainda que a modalidade afasta professores locais, que conhecem as necessidades culturais e sociais do território. O programa GoiásTec foi implementado em 2020 pelo governo estadual como forma de ampliar o acesso ao Ensino Médio em regiões remotas.

Em uma carta de denúncia publicada, os Kalunga apontam que o programa foi imposto sem consulta prévia e viola a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que garante aos povos tradicionais o direito de serem ouvidos sobre políticas que impactam suas comunidades. Eles reforçaram ainda que esse tipo de ensino tem forçado estudantes a abandonar suas comunidades em busca de ensino presencial na zona urbana.

Em nota, o governo de Goiás informou que a implantação do programa "só ocorre após análise da demanda da região, reunião e aceite da comunidade escolar". Ressaltou ainda que o GoiásTec conta com professores mestres e doutores, com formação no componente e área em que ministra as aulas para os estudantes.

Ainda de acordo com o comunicado, "hoje o programa tem mais de 9 mil estudantes matriculados e não existem registros de queixas sobre a implantação e o ritmo das aulas." (Leia a nota na íntegra abaixo)

Ao GLOBO, a comunicadora social Alcileia Torres, moradora do quilombo, relatou que, por conta da dificuldade de acesso à internet, os alunos assistem às aulas com um dia de atraso. Ou seja, o conteúdo que era para ser transmitido na segunda-feira só é passado na terça. Dessa forma, se os estudantes tiverem dúvidas, o mediador que fica em sala de aula as anota e encaminha para o professor que gravou a aula. A resposta com os esclarecimentos chega apenas cerca de dois dias depois.

- Tentamos há cinco anos dialogar com o governo, mas não somos ouvidos. Pais de alunos recorreram ao Ministério Público para denunciar que os filhos não estavam conseguindo aprender, alguns dormem durante a aula porque não há transmissão ao vivo e ainda nada foi feito. É um programa criado para combater a evasão escolar que está, na prática, promovendo a evasão territorial e comunitária - afirma Torres.

Procurado, o Ministério Público de Goiás não retornou sobre o caso.

Nota do governo de Goiás:
- O projeto GoiásTec foi aprovado por todos as áreas de certificação para que fosse implantado em Goiás com o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem no estado. A implantação só ocorre após análise da demanda da região, reunião e aceite da comunidade escolar;

- O programa conta com professores mestres e doutores, com formação no componente e área em que ministra as aulas para os estudantes. Isso levou ao fim situações que não permitiam que o processo educacional ocorresse da maneira correta, considerando-se a formação do professor e sua atuação. Como exemplo, existiam casos de pessoas com Ensino Médio completo, sem formação superior, ministrando aulas para o Ensino Médio;

- Os resultados do programa já foram apontados no último resultado do Ideb, onde se pode identificar uma alta substancial de notas das unidades escolares que implantaram essa modalidade de ensino. Inclusive, a melhor proficiência em Matemática no Brasil é de uma escola do GoiásTec localizada em um distrito;

- Hoje o programa tem mais de 9 mil estudantes matriculados e não existem registros de queixas sobre a implantação e o ritmo das aulas. Ao contrário, conforme ocorrido no Enem 2024, vários estudantes tiveram excelentes resultados em Língua Portuguesa e em Redação. Outro ponto a ser destacado é o de um ex-estudante do GoiásTec que ingressou em uma universidade dos Estados Unidos da América após terminar o Ensino Médio.

https://oglobo.globo.com/brasil/educacao/noticia/2025/01/27/quilombolas-de-goias-denunciam-troca-de-professores-por-videoaulas-em-escolas.ghtml
 

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