De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Município de Jacareacanga (PA) segue MPF e MPPA e suspende seleção de professores feita sem consulta a indígenas

20/02/2025

Fonte: MPF - https://www.mpf.mp.br



O município de Jacareacanga (PA) informou que suspendeu, de forma imediata, o processo seletivo simplificado para contratação temporária de professores para a rede municipal de ensino. A medida segue a recomendação do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), que apontou a falta de consulta aos indígenas Munduruku sobre o processo seletivo.

No documento, o MPF e o MPPA destacaram a violação a uma série de normas nacionais e internacionais que preveem a Consulta Prévia, Livre e Informada (CPLI) aos indígenas. Um exemplo é a Convenção no 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que tem força de lei no Brasil desde 2004.

Em nota de esclarecimento à população, a secretaria municipal de Educação, Cultura e Desporto (Semecd) de Jacareacanga enfatizou que a medida é necessária "para garantir a legalidade e a legitimidade do processo de seleção de professores, assegurando o respeito aos direitos fundamentais dos povos indígenas".

A Semecd ainda anunciou que a prefeitura de Jacareacanga iniciará o processo de consulta prévia, livre e informada ao povo Munduruku, em conjunto com as lideranças indígenas e o acompanhamento do MPF e MPPA.

A procuradora da República Thaís Medeiros da Costa e os promotores de Justiça Lílian Regina Furtado Braga e Wesley Abrantes Leandro recomendam que o município mantenha o formato atual de contratação de professores indígenas até que a consulta seja realizada, seguindo o protocolo de consulta do povo Munduruku.

Violações em série - A recomendação foi motivada por denúncias de organizações indígenas que apontaram que o edital do processo seletivo foi elaborado sem a CPLI. O MPF e o MPPA alertaram que o fato de o município ter ignorado o direito dos Munduruku, que representam 60% da população de Jacareacanga, de participarem ativamente da definição de políticas públicas que os afetam diretamente também viola as Declarações Americana e da Organização das Nações (ONU) sobre Direitos dos Povos Indígenas e resoluções do Conselho Nacional de Educação, entre outras normas.

Sobre recomendações - Recomendações são instrumentos do Ministério Público que servem para alertar sobre a necessidade de providências para resolver uma situação irregular ou que possa levar a alguma irregularidade. O não acatamento infundado de uma recomendação - ou a insuficiência dos fundamentos apresentados para não acatá-la total ou parcialmente - pode levar o Ministério Público a adotar medidas judiciais cabíveis.

https://www.mpf.mp.br/pa/sala-de-imprensa/noticias-pa/municipio-de-jacareacanga-pa-segue-mpf-e-mppa-e-suspende-selecao-de-professores-feita-sem-consulta-a-indigenas
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source