De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Justiça anula decisão do Ibama que reduziu geração de energia em Belo Monte

20/02/2025

Fonte: O Globo - https://oglobo.globo.com/



Justiça anula decisão do Ibama que reduziu geração de energia em Belo Monte
ONS alertou ao órgão ambiental para risco de impactos para sistema elétrico

Bernardo Lima

20/02/2025

A Justiça Federal do Pará concedeu uma liminar (decisão provisória) em que derruba uma decisão do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) que havia reduzido a vazão de água destinada para a usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. O objetivo do órgão ambiental foi de aumentar temporariamente a água que chega para o rio Xingu. Órgãos do setor elétrico vinham alertando para os riscos operacionais e os custos dessa decisão do Ibama.

A usina começou a operar com vazão reduzida no fim de janeiro e a previsão é que seguisse nessa situação pelo menos até meados de março.

O Ibama havia determinado aumentar níveis de água liberada no curso do rio Xingu, que atravessa 25 comunidades ribeirinhas e três povos indígenas. A parte que não segue para o rio é desviada para o reservatório de onde sai a água que move as turbinas da maior hidrelétrica instalada totalmente em território nacional. Quanto mais água é liberada para o rio, menos sobra para gerar energia.

Essa discussão é antiga, mas ganhou novos contornos nesse ano com a decisão do Ibama. A decisão do órgão ambiental foi determinada após uma queda em linhas de transmissão que escoam a energia produzida pela usina para o Sudeste. Segundo o Ibama, essa interrupção causou o aumento da vazão no curso natural do rio Xingu, que permitiu que os peixes da região conseguissem fazer a piracema (reprodução com desova).

Mesmo com as linhas voltando ao funcionamento, o Ibama determinou que a hidrelétrica mantivesse a vazão reduzida até 15 de março, fim do período de reprodução dos peixes.

O que a Justiça decidiu
Na liminar desta quarta, a Justiça Federal do Pará argumenta que as decisões do Ibama sobre a vazão da usina também devem considerar a segurança do sistema elétrico brasileiro.

"A flexibilização da taxa de variação da defluência, em casos excepcionais devidamente justificados, não configura violação ambiental, mas sim uma necessidade operacional para manter a estabilidade do sistema elétrico, dentro dos limites da legalidade e da responsabilidade socioambiental. Assim, eventual revisão das medidas tomadas deve considerar não apenas o impacto ambiental imediato, mas também as implicações sobre a ordem econômica e política energética do país", detalha a decisão.

O tema vinha gerando apreensão no setor elétrico. Em carta enviada ao Ibama a que O GLOBO teve acesso, o Operador Nacional do Sistema (ONS) afirma que a redução na geração de energia em Belo Monte pode gerar impactos "relevantes" na operação do sistema elétrico brasileiro, inclusive com "prejuízos à confiabilidade do atendimento eletroenergético do país".

O ONS afirma que nos meses de maior afluência, normalmente de dezembro a junho, Belo Monte é uma das maiores usinas responsáveis pela geração de energia e disponibilização de potência no sistema.

Essa geração "contribui fortemente com o atendimento da demanda", de acordo com o ONS, ajudando a encher os demais reservatórios, em especial das bacias do Sudeste/Centro-Oeste, para que estes possam ser utilizados no período seco, principalmente nos meses de setembro a novembro.

Nesta segunda-feira, o presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, afirmou que a redução da geração poderia gerar um custo de entre R$ 1,2 bilhão e R$ 2,4 bilhões para os consumidores de energia elétrica de todo o país.

Agora, o Ibama, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), e Ministério Público Federal (MPF) têm um prazo de cinco dias para se manifestar em relação à decisão judicial. Procurado, Norte Energia (concessionária que administra a usina) e Ibama não se manifestaram.

https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2025/02/20/justica-anula-decisao-do-ibama-que-reduziu-geracao-de-energia-em-belo-monte.ghtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.