De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Pesquisa do Sesc contribui para conservação de onças-pintadas e onças-pardas

22/02/2025

Fonte: O Globo - https://oglobo.globo.com/



Pesquisa do Sesc contribui para conservação de onças-pintadas e onças-pardas
Pesquisadores registraram cenas raras de onças-pintadas na maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do Brasil, a RPPN Sesc Pantanal

22/02/2025

Cenas raras de onças-pintadas foram registradas e fazem parte de uma pesquisa em andamento na maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do Brasil, a RPPN Sesc Pantanal.

Localizada no município de Barão de Melgaço, Pantanal de Mato Grosso, a área de 108 mil hectares é monitorada por 165 câmeras, que já registraram mais de 100 mil vídeos. Uma sequência inédita de 137 vídeos consecutivos, de 10 segundos cada, mostra a interação entre uma onça-pintada e seus dois filhotes, com brincadeiras, carinho e momento de amamentação.

O estudo, realizado pelo Sesc em parceria com o Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e com a colaboração de pesquisadores do Grupo de Estudos em Vida Silvestre (GEVS), busca compreender o uso do espaço pelo animal e contribuir para a conservação dessa espécie vulnerável, que enfrenta risco elevado de extinção na natureza. A pesquisa é de longo prazo, começou em 2018. A RPPN Sesc Pantanal é uma unidade do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, um espaço de experimentação e referência que faz parte do Departamento Nacional do Sesc.

https://oglobo.globo.com/conteudo-de-marca/cnc-noticias/noticia/2024/02/22/pesquisa-do-sesc-contribui-para-conservacao-de-oncas-pintadas-e-oncas-pardas.ghtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.