De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Funai recebe em Brasília delegação de lideranças indígenas Pataxó e Tupinambá, do Sul da Bahia

10/03/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) recebeu nesta segunda-feira (10), em Brasília, uma delegação de aproximadamente 80 lideranças e representantes da Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia (Finpat). Acompanhada do coordenador regional da Funai no Sul da Bahia, Gerdion Santos do Nascimento, e do vereador indígena de Santa Cruz Cabrália Ernande Pataxó, a delegação se encontra na capital federal para uma série de agendas com órgãos governamentais para tratar de demandas diversas.

No caso da Funai, as demandas apresentadas foram relacionadas à demarcação e regularização fundiária; desenvolvimento comunitário; fortalecimento da cultura indígena e preservação da memória indígena; proteção territorial; gestão compartilhada do Parque Nacional do Descobrimento e do Parque Nacional do Monte Pascoal; e fortalecimento institucional da autarquia indigenista para melhorar o atendimento aos povos indígenas da Bahia, entre outras.

As lideranças foram recebidas pela presidenta da Funai, Joenia Wapichana; acompanhada pela diretora de Proteção Territorial, Janete Carvalho; diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Lucia Alberta; ouvidora da Funai, Maial Paiakan Kaiapó; e representantes da Diretoria de Administração e Gestão (Dages) e da Procuradoria Federal Especializada junto à Funai (PFE).

"O fortalecimento institucional para a gente é fundamental. A nossa Coordenação Regional [da Funai] responde basicamente por mais de 40% de toda população indígena da Bahia e a gente sabe que o corpo técnico é insuficiente. Algumas comunidades, principalmente as que estão um pouco mais distantes, têm demandado, inclusive, uma estrutura mais próxima, porque isso ajuda também as comunidades a avançar", frisou o presidente da Finpat, Kâhu Pataxó, elencando ponto a ponto as demandas relacionadas à Funai.

A presidenta Joenia Wapichana e demais dirigentes da autarquia indigenista situaram os representantes indígenas sobre cada demanda apresentada com os devidos encaminhamentos. Em relação ao fortalecimento institucional, a presidenta explicou que a prioridade da atual gestão tem sido a regularização fundiária. Para isso, é necessário reforçar o quadro de servidores para que os processos avancem.

"2023 foi o ano de arrumar a casa, revogar atos normativos que violavam os direitos dos povos indígenas e desengavetar os processos de demarcação que estavam paralisados. Em 2024, houve o concurso do Governo Federal com 30% das 502 vagas da Funai reservadas para indígenas. A maioria das vagas será para a região amazônica porque está em andamento um concurso interno de remoção [que permite aos servidores serem deslocados para outras unidades da Funai]. Algumas vagas especializadas ficarão em Brasília para atuar nos processos de regularização fundiária", detalhou a presidenta da Funai.

Além do presidente da Finpat, demais lideranças indígenas fizeram relatos das dificuldades vivenciadas nos territórios sobre conflitos em áreas de retomada, falta de segurança, urbanização e água potável, entre outras.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-recebe-em-brasilia-delegacao-de-liderancas-indigenas-pataxo-e-tupinamba-do-sul-da-bahia
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source