De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Projeto de pesquisa inédito para avaliação da restauração florestal no Arco do Desmatamento é aprovado por professora do IFMT-Campus Confresa

10/03/2025

Fonte: IFMT - https://ifmt.edu.br/conteudo/noticia/projeto-de-pesquisa-inedito-para-avaliacao-da-restauraca



Projeto de pesquisa inédito para avaliação da restauração florestal no Arco do Desmatamento é aprovado por professora do IFMT-Campus Confresa

Publicado por: Campus Confresa / 10 de Março de 2025 às 14:26

O Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) anunciou o resultado da chamada do ano de 2024 "Programa Bolsas FUNBIO - Conservando o Futuro", registrando um recorde de participação com 458 projetos inscritos - o maior número desde o lançamento da iniciativa, em 2018. Entre os 33 projetos aprovados, está o projeto de doutorado da Professora Msc. Janecleia Soares de Araga~o intitulado "Restauraça~o por Semeadura Direta no Arco do Desmatamento: Impactos na Recuperaça~o de Carbono, Diversidade e Composiça~o Taxonomica em Florestas Ripárias".
A professora é docente do quadro permanente do IFMT campus Confresa há 9 anos, e atualmente está em processo de capacitação para doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação, sob orientação dos Professores Dr. Frederico Guilherme e Dr. Fernando Elias.

O programa de bolsas do FUNBIO apoia pesquisas acadêmicas voltadas para a conservaça~o ambiental e a sustentabilidade, fortalecendo iniciativas que geram conhecimento cientifico para a proteça~o da biodiversidade brasileira.

O projeto será realizado na região mais desmatada do bioma Amazônico, também conhecida como o "Arco do Desmatamento", com avaliações em ampla escala da restauração florestal por semeadura direta ou "muvuca" - técnica de restauração que consiste na semeadura de um mix de sementes de espécies da flora regional para potencializar a recuperação.

A pesquisa será desenvolvida na região Araguaia-Xingu em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA), onde serão realizadas análises da recuperação de diversos parâmetros da biodiversidade, tais como os estoques de carbono e a diversidade de espécies da flora arbórea, ao longo do tempo em Áreas de Preservação Permanente (APPs). Essas áreas são fundamentais para a manutenção da biodiversidade, do lençol freático e controle de erosões.

A professora e pesquisadora Janecleia Aragão, coordenadora do projeto, anunciou orgulhosa sua posição no ranking de aprovados: "Fiquei muito feliz em ser contemplada numa disputa que foi realmente alta, com candidatos de todo o Brasil", declarou.

A pesquisadora também destacou a importância da pesquisa para o fortalecimento da instituição e da compreensão dos impactos de perturbações como o desmatamento sobre a biodiversidade. "O IFMT - Campus Confresa está localizado em uma região estratégica, do ponto de vista da conservação e restauração. Existem várias iniciativas para fomentar a pesquisa nessa região, com aporte em mais de 1 bilhão de reais do BNDES e Fundo Amazônia, para transformar o Arco do Desmatamento em Arco da Restauração. E nós que estamos nessa região, temos que ser protagonistas e trazer esses investimentos para a instituição", finaliza Janecleia.


https://ifmt.edu.br/conteudo/noticia/projeto-de-pesquisa-inedito-para-avaliacao-da-restauracao-florestal-no-arco-do-desmatamento-e-aprovado-por-professora-do-ifmt-campus-confresa/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.