De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Em Goiás, Funai apoia etapa de matrícula de estudantes indígenas na UFG

17/03/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) apoiou, entre os dias 19 e 21 de fevereiro, as etapas de heteroidentificação e matrícula de estudantes indígenas aprovados no vestibular da Universidade Federal de Goiás (UFG). Estudantes das etnias Iny (Karajá), Xavante, Bororo e Tapuia, provenientes dos estados de Goiás e Mato Grosso, estão entre os principais beneficiados na ação, realizada no campus Samambaia da universidade, em Goiânia.

Os jovens e a comissão da UFG receberam suporte da Funai para formalizar as matrículas, com orientações que facilitaram a comprovação de residência em terras indígenas, uma barreira de acessibilidade recorrente no acesso às bolsas. O foco da ação foi garantir acesso diferenciado à educação superior, promovendo cidadania e autonomia. A Funai mantém diálogo com a UFG e o Ministério da Educação (MEC) para avançar em políticas de acesso e permanência, especialmente em momentos como matrículas e períodos de férias.

Por meio da Coordenação Técnica Local em Goiânia (CTL-GYN), a Funai conduziu as atividades, direcionando os estudantes ao Centro de Cultura e Eventos da UFG, e forneceu subsídios e formulários próprios de autodeclarações para indígenas. A ação contou com o suporte da Coordenação de Processos Educativos (Cope) da autarquia, que contribuiu com sua experiência técnica e recursos logísticos.

O chefe da CTL-GYN, Francisco Oliveira, destaca a importância da ação como uma ferramenta de esforço coletivo para superar barreiras de acessibilidade e promover o acesso dos povos indígenas ao ensino superior. "Essa iniciativa reflete o compromisso da Funai em fortalecer a autonomia e o desenvolvimento das comunidades indígenas por meio do acesso diferenciado à educação", ressalta.

Segundo a Cope, a UFG tem se consolidado como uma instituição que valoriza a inclusão de indígenas, por meio de programas como o "UFG Inclui", que ampliam oportunidades no ensino superior. Entretanto, desafios como a apresentação de documentos para bolsas de permanência ainda demandam soluções específicas, que necessitam do apoio da Funai, orientadora e principal executora da política indigenista no Brasil.

O apoio à matrícula evidencia o respeito às especificidades indígenas e o esforço para ampliar suas oportunidades no ensino superior. Para mais informações ou suporte, a unidade da Funai em Goiânia pode ser contatada pelo telefone (62) 99303-4826 ou pelo e-mail ctl.goiania@funai.gov.br.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/em-goias-funai-apoia-etapa-de-matricula-de-estudantes-indigenas-na-ufg
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source