De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Comissão da ONU aprova resolução do Brasil que reconhece impacto do tráfico no meio ambiente

14/03/2025

Fonte: FSP - https://www1.folha.uol.com.br/



Comissão da ONU aprova resolução do Brasil que reconhece impacto do tráfico no meio ambiente
Resolução recebeu 48 votos a favor e 2 contrários, dos Estados Unidos e da Argentina

Raquel Lopes

14/03/2025

A Comissão de Entorpecentes da ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou nesta sexta-feira (14) uma resolução inédita que reconhece os impactos ambientais das atividades ilícitas relacionadas às drogas.

Proposto pelo Brasil, França e Marrocos, o documento destaca a necessidade de enfrentar esses impactos e suas causas, incentivando os países a integrarem a proteção ambiental em suas políticas antidrogas.

A resolução foi aprovada com 48 votos a favor e 2 contrários, dos Estados Unidos e da Argentina. A votação ocorreu na Áustria, durante a sessão da Comissão de Entorpecentes da ONU.

Segundo Marta Machado, secretária Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, a resolução é histórica por ser a primeira a abordar a conexão entre drogas e meio ambiente.

"Embora alguns estudos estejam mostrando a convergência de narcotráfico e crimes ambientais, as duas agendas não estavam conectadas e os campos não estavam se conversando, então a resolução também tem uma importância para chamar atenção para a necessidade de olhar para a convergência de crimes e traçar estratégias conjuntas", disse.

Essa decisão destaca que o tráfico e a produção de drogas vão além das questões de segurança e saúde, mas pode causar graves danos ambientais e às comunidades locais, incluindo povos indígenas.

As resoluções da comissão não têm caráter vinculante, por serem classificadas como "soft law", mas viram diretrizes que os países devem seguir e implementar. Dessa forma, exercem influência sobre legislações nacionais, tratados internacionais e decisões futuras da ONU.

Além disso, ao aprovar essa resolução, os Estados-membros demonstram um compromisso político com o avanço da pauta, o que pode gerar pressão internacional e atrair incentivos financeiros para a implementação de projetos ambientais e sociais.

A resolução ainda incentiva os Estados-membros a adotarem políticas que previnam impactos ambientais e à saúde humana causados por atividades ilícitas relacionadas a drogas, evitando o uso de produtos químicos prejudiciais.

Também recomenda medidas para combater a conexão entre essas atividades e crimes ambientais, como a lavagem de dinheiro.

A resolução destaca a importância de apoiar pesquisas científicas sobre os impactos ambientais dessas atividades, incluindo dados desagregados por idade e gênero, para o desenvolvimento de políticas sustentáveis.

Além disso, sugere estabelecer procedimentos seguros para o manuseio de substâncias químicas e promover estratégias transfronteiriças para enfrentar os impactos ambientais.

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2025/03/comissao-da-onu-aprova-resolucao-do-brasil-que-reconhece-impacto-do-trafico-no-meio-ambiente.shtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.