De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

STF adia fim do grupo de conciliação sobre marco temporal após proposta de mineração em Terras Indígenas

21/02/2025

Autor: Gabriela Moncau

Fonte: Brasil de Fato - https://www.brasildefato.com.br/



STF adia fim do grupo de conciliação sobre marco temporal após proposta de mineração em Terras Indígenas
Adiamento será de 30 dias; decisão segue pedido da AGU, que defende ser necessário mais tempo para avaliar a proposta

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acatou nesta sexta-feira (21) o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e suspendeu por 30 dias os trabalhos da comissão de conciliação que discute a Lei do Marco Temporal. Agora, o grupo deve se reunir novamente em 26 de março, tendo como prazo final para encerramento dos trabalhos o dia 2 de abril.

Gilmar Mendes é relator de cinco ações que discutem a constitucionalidade da Lei 14.701/2023, que instituiu a tese ruralista de que somente terras indígenas ocupadas por seus povos originários até 1988 podem ser demarcadas. Apesar de a Suprema Corte já ter decidido pela inconstitucionalidade do marco temporal em setembro de 2023 - mesmo mês em que o Congresso, desafiando o judiciário, aprovou a lei - o ministro optou por fazer um grupo de conciliação ao longo de mais de seis meses para debater o tema.


Na última segunda-feira (17), Gilmar Mendes apresentou uma minuta que, segundo o ministro, busca sintetizar o "consenso" entre os membros da mesa de conciliação. O grupo não conta com a participação do movimento indígena, que se retirou do processo já na segunda reunião, em agosto de 2024, por considerá-lo uma forma de "negociar o inegociável".

Mineração em Terra Indígena
Segundo o documento elaborado pelo gabinete do ministro do STF, o objetivo é que a minuta seja a base de "um futuro anteprojeto de lei complementar", ou seja, uma espécie de substitutivo da Lei do Marco Temporal.

Entre os pontos previstos na minuta de Gilmar Mendes está o garimpo em territórios tradicionais, desde que feito por membros da comunidade, e a liberação da exploração de minerais estratégicos em Terras Indígenas (TIs). Entre eles, ouro, cobre, potássio, urânio e ferro. Esta última sugestão contemplada no texto pelo gabinete do ministro foi feita por Luís Inácio Lucena Adams, advogado do Partido Progressista e também da mineradora canadense Potássio do Brasil.

Adiada agora para o final de março, a última reunião da mesa de conciliação estava prevista para a próxima segunda-feira (24) e definiria, por votação, as alterações no texto apresentado. De acordo com a AGU, é preciso mais tempo para avaliar a proposta.

A reunião mais recente do grupo - composto por representantes da União, Congresso, partidos políticos e outras entidades - aconteceu na última segunda-feira (17). Nela, 83 dos 94 artigos da minuta foram questionados.

Em nota, o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) declarou que houve surpresa com o documento, "que inclui o tema da mineração com amplo detalhamento, apesar de o assunto não ter sido tratado ao longo de quase seis meses de trabalhos".

Edição: Martina Medina

https://www.brasildefato.com.br/2025/02/21/stf-adia-fim-do-grupo-de-conciliacao-sobre-marco-temporal-apos-proposta-de-mineracao-em-terras-indigenas/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.