De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Agricultores denunciam religamento de turbinas em parque eólico com licença suspensa após protesto de indígenas; VÍDEO

26/02/2025

Autor: Bruno Fontes, Iris Costa

Fonte: G1 - g1.globo.com



Agricultores denunciam religamento de turbinas em parque eólico com licença suspensa após protesto de indígenas; VÍDEO
3-4 minutos

Pouco mais de uma semana após o governo estadual suspender a licença de funcionamento do parque eólico de São Clemente, no Agreste, agricultores filmaram, na tarde desta quarta-feira (26), as turbinas dos equipamentos em funcionamento (veja vídeo acima).

Em entrevista à TV Globo, a coordenadora de meio ambiente do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Belize Câmara, disse que a Justiça de Pernambuco negou um pedido de liminar da empresa Ventos de São Clemente para religamento das turbinas, sob a justificativa de prejuízos econômicos, sociais e ambientais e o risco de fechamento da empresa.

Ainda segundo Belize Câmara, foi instaurado um inquérito civil sobre o caso desde 2021. Há cerca de duas semanas, a segunda perícia técnica sobre o nível de ruído das turbinas eólicas foi concluída e o laudo será anexado às investigações.

"A conclusão foi que havia ruídos acima do limite numa distância de até 500 metros. Com base nessa perícia, o Ministério Público concluiu acerca da existência de danos socioambientais a essas comunidades", comentou.

Em 2014, três parques eólicos com 107 aerogeradores foram instalados nos municípios de Caetés, Pedra, Saloá, Venturosa e Paranatama, no Agreste de Pernambuco. As turbinas funcionam 24 horas por dia, com um barulho semelhante a uma turbina de avião. Algumas delas, a menos de 200 metros das casas dos agricultores.

Embora o inquérito ainda não tenha sido concluído, uma pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco, com participação da Fundação Oswaldo Cruz, apontou que mais de 70% das pessoas que moram ao lado dos aerogeradores têm problemas como perdas de audição, zumbido, insônia e depressão.

"A gente vem encontrando diversos problemas, principalmente relacionados à saúde mental. Um dos grandes relatos que as pessoas se queixam muito é de não conseguir dormir devido ao ruído dessas torres [...] As torres emitem tanto ruído audível, como frações que não são audíveis, mas que provocam problemas na saúde dessas pessoas", contou a pesquisadora Wanessa Gomes.

A empresa Ventos de São Clemente foi procurada pela TV Globo, mas não respondeu à reportagem.

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2025/02/26/agricultores-denunciam-religamento-de-turbinas-em-parque-eolico-com-licenca-suspensa-apos-protesto-de-indigenas-video.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source