De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Indígenas denunciam agressões de caminhoneiros durante manifestação na BR-230/PA

27/03/2025

Autor: Chellsen Carneiro

Fonte: Folha do Progresso - https://www.folhadoprogresso.com.br



Indígenas da etnia Munduruku, que ocupam a BR-230, na altura do quilômetro 25, próximo a Itaituba, sudoeste do Pará, denunciaram agressões feitas por caminhoneiros. Eles alegaram que condutores de automóveis de carga jogaram pedras contra os indígenas, ferindo até mesmo uma cacica.

Em um vídeo sobre o episódio de violência, é possível ver, pelo menos, um indígena machucado. Pelas imagens é possível ver um rapaz com ferimentos na costela e em um dos braços. "Ó o que os caminhoneiros fizeram", diz uma mulher ao fundo da gravação.

A manifestação é contra a Lei 14.701/23, que trata do reconhecimento, demarcação, uso e gestão das terras indígenas. Alessandra Korap, uma das líderes do movimento, afirmou que o grupo continuará com a manifestação até que o ministro Gilmar Mendes, do STF, ouça as demandas dos povos indígenas e revogue a Lei 14.701/23, considerada pelos manifestantes como inconstitucional. Para os povos indígenas, a lei, que também institui o Marco Temporal, é considerada uma "Lei do Genocídio Indígena".

Durante o protesto, troncos de árvores foram colocados no meio da rodovia para bloquear o tráfego e dificultar o acesso dos motoristas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que monitorou a situação, cerca de 60 indígenas permaneciam no local até a tarde de quarta-feira (26/3). Na mesma data, por volta das 18h, o trânsito foi liberado apenas para carga viva, pedestres e veículos de emergências.

A BR-230, também conhecida como Transamazônica, é uma das principais vias de escoamento da produção do agronegócio na Amazônia, sendo utilizada para o transporte de grandes quantidades de grãos, como soja e milho, para os portos do litoral brasileiro para exportação.

A Polícia Civil do Pará informou que, até às 14h12 desta quinta (27/3), o caso não havia sido registrado na delegacia que atende o município.

https://www.folhadoprogresso.com.br/indigenas-denunciam-agressoes-de-caminhoneiros-durante-manifestacao-na-br-230pa/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.