De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Para aprimorar proteção territorial, Funai aviventa limites da Terra Indígena Maranduba, nos estados do Pará e Tocantins

15/04/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) realizou a aviventação dos limites territoriais da Terra Indígena (TI) Maranduba, localizada entre os estados do Pará e do Tocantins. A Funai também notificou os ocupantes ilegais para que saiam de forma voluntária e pacífica do território, de ocupação tradicional do povo Iny Karajá. O objetivo das ações, realizadas entre fevereiro e março de 2025, é efetivar o dispositivo constitucional que garante aos indígenas a posse plena e o usufruto exclusivo dos seus territórios.

Com a aviventação, espera-se facilitar a identificação dos limites da área protegida e, assim, aprimorar as ações de proteção territorial. Na próxima etapa será realizado o plaqueamento sinalizando os limites do território. Homologada em 2005, a TI Maranduba está localizada nos municípios de Santa Maria das Barreiras (PA) e Araguaçema (TO). Indígenas do povo Karajá vivem no território, essencial para assegurar a manutenção do modo de vida, bem como para preservar as culturas e tradições.

Durante as ações, a Funai notificou invasões. Dessas, duas famílias se encontram em situação de vulnerabilidade social. Por isso, a autarquia indigenista solicitou à Prefeitura de Santa Maria das Barreiras que adote as medidas de assistência necessárias. A Funai também solicitou a alteração da lei municipal que fixa o perímetro urbano e expansão urbana da sede municipal, uma vez que ela não respeita os limites da TI Maranduba.

A Funai notificou ainda a empresa Equatorial Energia, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica no estado do Pará, para proceder a retirada das ligações clandestinas que atendem os invasores no território.

As ações foram realizadas em atendimento à demanda do Ministério Público Federal (MPF) pelas Coordenações-Gerais de Monitoramento Territorial (CGMT) e de Geoprocessamento (CGGEO), com o apoio logístico da Coordenação Regional (CR) Araguaia Tocantins da Funai. A autarquia indigenista também contou com o apoio da Polícia Federal (PF).

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/para-aprimorar-protecao-territorial-funai-revitaliza-limites-da-terra-indigena-maranduba-nos-estados-do-para-e-tocantins
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.