De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

PF fecha mesmo garimpo pela terceira vez no Pará

10/04/2025

Autor: Guilherme Gama

Fonte: CNN Brasil - cnnbrasil.com.br



PF fecha mesmo garimpo pela terceira vez no Pará
Guilherme Gama

Pela terceira vez, a Polícia Federal (PF) desativou o mesmo garimpo na cidade de Curionópolis, no sudeste do estado do Pará. A desativação é resultado da operação Novo Eldorado que aconteceu nesta quinta-feira (10) em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O ponto ilegal de extração foi fechado pelos agentes em abril e junho do ano passado. Neste ano, o local foi reativado e outros dois pontos de garimpo foram encontrados na mesma região e fechados durante a operação.

A extração ilegal e predatória de ouro no sudeste do Pará é responsável pela "grave contaminação dos afluentes dos rios que abastecem a região, bem como a contaminação do solo. Em vez do mercúrio, agora tem sido usado o cianeto, que se degrada mais rapidamente, mas é bem mais tóxico", de acordo com a PF.Na operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nas casas de dois responsáveis por coordenar o garimpo. Em um dos locais uma pessoa foi presa em flagrante com munições sem autorização.

Foram apreendidas 13 munições calibre 12, oito de calibre 28, uma de calibre 16, duas de calibre 3 e 27 de calibre 25. Um bloqueio judicial de R$ 2 milhões também foi feito das contas dos investigados.

Quatro pás carregadeiras também foram encontradas e devem ser inutilizadas devido à impossibilidade de remoção da área.

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/norte/pa/pf-fecha-mesmo-garimpo-pela-terceira-vez-no-para/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.