De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

TRF1 anula reintegração de posse e reconhece a indígenas Pataxós o direito a terras em Pau Brasil (BA)

12/05/2025

Fonte: MPF - https://www.mpf.mp.br



O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) acompanhou manifestação do Ministério Público Federal (MPF) e decidiu, por unanimidade, que o imóvel Fazenda Boa Vida, localizado no município baiano de Pau Brasil, pertence à Terra Indígena (TI) Caramuru-Catarina-Paraguaçu. O acórdão, publicado no dia 5, reformou a sentença anterior, anulou o direito de reintegração de posse que havia sido concedido ao dono da fazenda e extinguiu a ação sem resolução do mérito.

De acordo com o MPF, a comunidade de etnia Pataxó vive nessa área há muito tempo e conta, inclusive, com o apoio do governo na criação de bovinos, suínos e ovinos. Além disso, o Supremo Tribunal Federal (STF), no andamento da Ação Civil Originária no 312/BA, determinou que são nulos os títulos de propriedade de terras concedidos pelo governo da Bahia a fazendeiros e agricultores na área da Reserva Indígena Caramuru-Catarina-Paraguaçu, da qual faz parte a TI Caramuru-Paraguaçu.

O MPF considera, na manifestação, que a interferência do particular no território prejudica o modo de ser e de viver dos Pataxó, que dependem da agricultura de subsistência, da caça e da pesca. "A retirada da antiga cerca e seu avanço para área já ocupada pelos indígenas impedem o seu acesso à água, bem indispensável para a vida, bem como para a dessedentação dos animais que ali vivem", afirma trecho do documento.

Além do MPF, a União, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Comunidade Indígena Pataxó também recorreram da sentença proferida na primeira instância.

Histórico de conflitos - Em outro processo, o TRF1 também acolheu o recurso do MPF, da União e da Funai e reconheceu que as Fazendas Bom Sossego e Serra do Mundo Novo estão inseridas na Terra Indígena Caramuru-Catarina-Paraguaçu, tendo os indígenas Pataxós os direitos originários sobre as terras.

A Terra Indígena Caramuru-Catarina-Paraguaçu é o lar tradicional do povo Pataxó Hã-Hã-Hãe, que reúne descendentes de diversos outros grupos indígenas. Esses povos resistem à invasão de suas terras por fazendeiros desde o início do século XX. A região tem um histórico de conflitos de terra e violência, que forçaram os indígenas a se deslocarem e a lutar na Justiça por seus territórios.

https://www.mpf.mp.br/regiao1/sala-de-imprensa/noticias-r1/trf1-anula-reintegracao-de-posse-e-reconhece-a-indigenas-pataxos-o-direito-a-terras-em-pau-brasil-ba
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.