De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Narrando Utopias aborda agroecologia indígena em terceiro episódio do podcast

18/06/2025

Fonte: Portal Catarinas - https://catarinas.info/narrando-utopias-aborda-agroecologia-indigena-em-terceiro-



Narrando Utopias aborda agroecologia indígena em terceiro episódio do podcast
A produção destaca como a agroecologia transcende a simples produção agrícola, explicando por que o termo foi adotado pelos povos indígenas ao integrar saberes ancestrais, que fortalecem a defesa dos territórios e o equilíbrio climático.

Por Portal Catarinas
18 jun 2025, 9h54

Estreia nesta quarta-feira, 18, o terceiro episódio da quinta temporada do podcast Narrando Utopias, uma produção original do Portal Catarinas. O conteúdo aborda a sabedoria ancestral e a resistência atual dos povos indígenas na proteção dos territórios e da vida em tempos de mudanças climáticas.

A partir de relatos e reflexões do 1o Encontro Nacional de Agroecologia Indígena, realizado em novembro de 2024, em Brasília (DF) o episódio destaca como a agroecologia oferece soluções concretas e urgentes para enfrentar a crise climática e também como esse conceito tem sido reconhecido e apropriado pelos povos indígenas por refletir práticas que vão além da simples produção agrícola.

"É um modo de vida, uma relação com a terra, com os outros seres. Isso é a base da nossa cultura (...) Por isso entendemos que faz sentido usarmos esse conceito porque para nós é isso. A saúde dos nossos corpos e do nosso corpo território depende desses cuidados, desse equilíbrio entre o espiritual, o físico e o ambiental", explica Raquel Tupynambá, liderança do Baixo Tapajós (PA) e integrante do GT Agroecologia Indígena, da Articulação Nacional de Agroecologia. Ela conduz a reflexão sobre como os saberes tradicionais garantem o Bem Viver e a sustentabilidade territorial.

Além disso, o episódio apresenta a história da Rede de Sementes do Xingu, uma iniciativa que une indígenas, agricultores familiares e moradores urbanos na restauração ecológica por meio da coleta e distribuição de sementes nativas. A rede surgiu em 2007, em meio à luta pela preservação dos territórios frente ao avanço acelerado do desmatamento e das monoculturas, que ameaçavam as florestas e os rios da região.

A bióloga Milene Alves, de Nova Xavantina (MT), integrante da Rede e também do Redário - uma articulação que conecta redes de sementes -, relembra que o movimento nasceu a partir da campanha Y Ikatu Xingu, promovida pelo Instituto Socioambiental (ISA). A campanha surgiu como resposta aos impactos devastadores do desmatamento: os rios, antes de águas cristalinas, se tornaram barrentos; os peixes começaram a morrer; e várias espécies simplesmente desapareceram.

A narrativa também reforça a importância da demarcação dos territórios indígenas, tema que deve estar no centro dos debates da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas 2025, marcada para novembro, em Belém (PA). Ao mesmo tempo, o episódio aponta as barreiras enfrentadas por quem mais sente os efeitos da crise climática para acessar espaços de decisão, como no caso de Raquel Tupynambá, que, à época da entrevista, ainda não sabia se conseguiria participar da conferência devido ao alto custo das passagens aéreas.

Mais do que um alerta, a produção é um convite à escuta ativa, ao reconhecimento e à valorização dos modos de vida tradicionais. São esses saberes que sustentam a biodiversidade e que fortalecem a resiliência dos territórios frente às transformações e adversidades impostas pelas mudanças na natureza, sejam elas causadas por atividades humanas ou não.

O episódio está disponível nas principais plataformas de áudio e no canal do Portal Catarinas no YouTube, com audiodescrição.

A quinta temporada do Narrando Utopias foi selecionada pelo Edital Camp Serrapilheira 2024: Podcasts e conta com apoio do Instituto Serrapilheira. Além disso, a Editora Expressão Popular, fundada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), é parceira da produção. O selo publica livros em diversas áreas, como educação, política, história, ecologia, literatura e cultura. Em cada episódio, os ouvintes recebem indicações de leitura especialmente selecionadas para aprofundar os temas abordados.
Expediente:

Inara Fonseca: locução, pesquisa e roteiro

Kelly Ribeiro: locução, pesquisa e roteiro

Ananda Omati: identidade sonora

Thially Lima: identidade visual

Marília Gaia: consultoria

Natália Silva: mentoria

Daniela Valenga: redes sociais

Paula Guimarães: diretora executiva do Portal Catarinas

Portal Catarinas

Redação Catarinas

https://catarinas.info/narrando-utopias-aborda-agroecologia-indigena-em-terceiro-episodio-do-podcast/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.