De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Funai e CNPQ discutem parcerias para assegurar o acesso de estudantes indígenas de graduação a bolsas de iniciação científica

21/05/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) se reuniram nesta terça-feira (20) em Brasília para tratar de parcerias para fortalecer o acesso de estudantes indígenas de educação superior a bolsas de iniciação científica.

O CNPq já possui um programa voltado para ações afirmativas destinado a cotistas, como indígenas, negros e quilombolas. Trata-se do Programa Institucional de Iniciação Científica - PIBIC nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af). A ideia é criar uma bolsa de iniciação científica específica para os estudantes indígenas que fazem cursos de graduação e levar para dentro das instituições públicas de ensino superior a interculturalidade dos conhecimentos indígenas. E, com isso, avançar nas pesquisas científicas envolvendo os conhecimentos tradicionais e aplicar o resultado nas aldeias.

Participaram da reunião a presidenta da Funai, Joenia Wapichana, acompanhada da diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Lucia Alberta, da coordenadora-geral de Promoção e Cidadania, Danielle Moura, e do coordenador de Processos Educativos, André Ramos. O CNPq esteve representado pelo presidente Ricardo Galvão, acompanhado da diretora de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação, Dalila Andrade de Oliveira, e do coordenador-geral de Ciências Humanas e Sociais, Alisson Alexandre de Araujo.

Joenia agradeceu a proposta do CNPq e colocou a equipe técnica da Funai à disposição para avançar na materialização da ideia. Para ela, a iniciativa se traduz em mais uma estratégia do Governo Federal para o fortalecimento da educação escolar indígena e de combate ao racismo institucional contra os povos indígenas.

CNPq
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico é uma fundação pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação e promover a formação de recursos humanos qualificados para a pesquisa, em todas as áreas do conhecimento.

Educação escolar indígena
Os povos indígenas têm direito a uma educação escolar específica, diferenciada, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária, conforme define a legislação nacional que fundamenta a Educação Escolar Indígena. A coordenação nacional da política de Educação Escolar Indígena é de competência do Ministério da Educação (MEC), e a implementação é dos estados, municípios e Distrito Federal, os quais são responsáveis pela sua execução para que este direito seja garantido aos povos indígenas. Essa atribuição está definida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e na Constituição Federal de 1988, quando trata do regime de colaboração entre os entes federados.

A Funai, enquanto autarquia federal especializada na política indigenista, possui atribuições na promoção do direito à educação dos povos indígenas. Entre elas está a articulação, o acompanhamento e a promoção das políticas e ações voltadas à educação indígena, sejam elas escolares ou comunitárias. Esse trabalho é executado pela Coordenação de Processos Educativos (Cope) que integra a Coordenação-Geral de Promoção da Cidadania (CGPC), vinculada à Diretoria de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável (DPDS).

Saiba qual é o papel da Funai na Educação Escolar Indígena

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-e-cnpq-discutem-parcerias-para-assegurar-o-acesso-de-estudantes-indigenas-de-graduacao-a-bolsas-de-iniciacao-cientifica
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.