De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Simpósio discute direitos dos povos indígenas em Manaus

27/05/2025

Fonte: MJSP - https://www.gov.br/mj/pt-br/



POLÍTICA SOBRE DROGAS

Simpósio discute direitos dos povos indígenas em Manaus
O objetivo do evento, que ocorreu na semana passada, foi fortalecer a proteção dessa população e ampliar a compreensão sobre suas culturas

Manaus, 23/05/2025 - Com o objetivo de fortalecer a proteção dos direitos dos povos originários e ampliar a compreensão sobre suas culturas, foi promovido, de segunda-feira (19) a sexta-feira (23), o Simpósio de Proteção aos Povos Indígenas. O evento ocorreu no Auditório Cacique Ajuricaba, da Justiça Federal do Amazonas, em Manaus (AM).

O encontro foi uma iniciativa da Polícia Federal, coordenada pela Diretoria da Amazônia e Meio Ambiente, com o apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). O evento teve o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre as culturas e tradições indígenas, além de fortalecer ações integradas das polícias em defesa dos direitos dos povos originários e os esforços coordenados entre os órgãos públicos federais e estaduais com atuação nos territórios indígenas.

A diretora de Prevenção e Reinserção Social, da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), Nara Araújo, destacou que a participação da Senad no evento reforça o compromisso do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) com uma política de drogas que reconhece a diversidade cultural e territorial do País. "Esse evento foi fundamental para ampliar o diálogo interinstitucional e fortalecer estratégias que respeitem os modos de vida dos povos indígenas", disse.

A programação do evento também contou com a presença de representantes do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Ministério Público Federal (MPF) e de diversas instituições de segurança pública. Lideranças indígenas de destaque também contribuíram com reflexões sobre a realidade vivida por suas comunidades.

Ao longo dos cinco dias de programação, foram discutidos temas fundamentais como os direitos humanos e a proteção territorial, a mediação de conflitos em terras indígenas, a atuação dos órgãos de fiscalização e segurança pública, além das cosmologias, cosmogonias e identidades dos povos indígenas e suas formas históricas e contemporâneas de luta e resistência.

A iniciativa reforça a importância do diálogo contínuo entre o Poder Público, os especialistas e os próprios povos indígenas, garantindo uma atuação mais uniforme, responsável e respeitosa às suas especificidades culturais.

O fortalecimento da presença institucional e policial nos territórios indígenas é essencial para combater crimes como o garimpo ilegal e a extração predatória de madeira, entre outras atividades que ameaçam a sobrevivência física e cultural dessas comunidades.

Estratégia nacional

No âmbito das ações voltadas a povos indígenas, a Senad coordena a Estratégia dos Povos Indígenas na Política sobre Drogas. A iniciativa visa desenvolver políticas públicas para reduzir os efeitos prejudiciais do consumo de drogas e do tráfico em terras indígenas, comunidades tradicionais como quilombolas, ribeirinhos, além de assentados da reforma agrária e extrativistas.

https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/simposio-discute-direitos-dos-povos-indigenas-em-manaus
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.