De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Rota histórica utilizada pelos povos indígenas no interior de SP pode se transformar em roteiro turístico

11/06/2025

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/



Rota histórica utilizada pelos povos indígenas no interior de SP pode se transformar em roteiro turístico
Caminho de Peabiru, rota ancestral indígena que cruza o centro-oeste paulista, passa por cidades como Botucatu, Pardinho e Bofete. Nesta quarta-feira (11), foi realizada uma visita técnica no trecho.

Uma visita técnica realizada nesta quarta-feira (11) por representantes da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, junto a secretarias municipais da região, avaliou o potencial turístico do Caminho de Peabiru, rota ancestral indígena que cruza o centro-oeste paulista, passando por cidades como Botucatu, Pardinho e Bofete (SP).

A iniciativa tem como objetivo mapear o trajeto, estruturar rotas turísticas e promover o destino em feiras nacionais e internacionais.

A trilha, cercada por paisagens naturais como o Complexo das Três Pedras, foi usada por séculos pelos povos originários como ligação entre o litoral e o interior do continente.


Em entrevista a TV TEM, o assistente técnico da Secretaria de Turismo e Viagem de São Paulo, Leonardo Costa, diz que a proposta da visita é transformar esse percurso histórico em um produto turístico regional, organizado e com infraestrutura adequada.



"É um resgate dessa história que a gente tem por todo o estado de São Paulo. É referência. Nós temos cinco rotas das regiões do estado de São Paulo que já dá pra mapear. E a gente tá fazendo essa visita técnica para poder desenhar esse projeto e fazer uma grande divulgação no estado de São Paulo", explica.
A visita reuniu representantes das cidades que compõem a região da Cuesta, com o objetivo de traçar estratégias conjuntas para fortalecer o turismo local. Segundo Leonardo, o potencial da região é grande, e o profissionalismo dos envolvidos contribui para consolidar o projeto.

"É uma estrutura muito boa, profissionais excelentes. A gestão de turismo da região, os guias de turismo, os agentes de viagem, as operadoras, estão preparados para receber qualquer turista, tanto em nível nacional quanto em nível internacional, que é uma das propostas que a gente tá fazendo aqui", diz.

A caminhada partiu do Complexo da Pedra do Índio, um dos principais pontos turísticos da região, e seguiu com mapeamentos e articulações entre as gestões locais e o governo estadual.

A expectativa é que a rota do Caminho de Peabiru reforce o turismo de natureza, cultura e história na região da Cuesta.

https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2025/06/11/rota-historica-utilizada-pelos-povos-indigenas-no-interior-de-sp-pode-se-transformar-em-roteiro-turistico.ghtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.