De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Seis indígenas da comunidade São Miguel são internados com suspeita de intoxicação alimentar; Semsa investiga o caso

13/06/2025

Autor: Kamila Andrade

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/



Seis indígenas da comunidade São Miguel são internados com suspeita de intoxicação alimentar; Semsa investiga o caso
Amostras de água e farinha foram coletadas para exames.


Profissionais da Vigilância em Saúde estiveram na comunidade indígena São Miguel, localizada na região do Rio Arapiuns, em Santarém, no oeste do Pará, nesta sexta-feira (13), para investigar um possível surto de intoxicação alimentar que resultou na internação de seis pessoas de uma mesma família.

A equipe colheu amostras de alimentos e água utilizados pela família afetada. Segundo a enfermeira Juliana Silva, uma das integrantes da operação, os principais sintomas relatados foram náuseas, dores abdominais intensas e constipação. Todos apresentados de forma simultânea pelos seis membros da família indígena.

A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio das vigilâncias Epidemiológica e Ambiental, com apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e da Casa de Saúde Indígena (Casai).

"Eles relataram o consumo contínuo de uma farinha adquirida em abril, mas os sintomas só começaram a aparecer no final de maio. Essa demora no aparecimento dos sintomas não é comum em casos de intoxicação alimentar, então estamos avaliando outras hipóteses", explicou Juliana.

A farinha foi coletada e será analisada no Laboratório Central do Estado (Lacen), em Belém. Três dos pacientes permanecem sob cuidados da Casai e os outros três ainda estão internados no Hospital Municipal.

Água também é investigada
O coordenador da Vigilância Ambiental, Geovane Dourado, informou que a equipe também coletou amostras de água tanto do sistema geral da comunidade quanto da residência afetada.

"É fundamental descartar a possibilidade de contaminação pela água. Isso nos permite focar com mais precisão nas causas reais da intoxicação", disse Geovane.

Segundo ele, o resultado da análise da água deve sair em até 72 horas.

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2025/06/13/seis-indigenas-da-comunidade-sao-miguel-sao-internados-com-suspeita-de-intoxicacao-alimentar-semsa-investiga-o-caso.ghtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.