De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Instituto Chico Mendes destaca papel das comunidades e áreas protegidas em evento internacional sobre a Amazônia

06/06/2025

Fonte: ICMBio - https://www.gov.br/icmbio/pt-br



Instituto Chico Mendes destaca papel das comunidades e áreas protegidas em evento internacional sobre a Amazônia
Na terceira edição da Amazon Week, realizada em Paris, Bruxelas e Berlim, o ICMBio destacou o papel das áreas protegidas e das comunidades locais na conservação da Amazônia, no enfrentamento das mudanças climáticas e na promoção da sociobioeconomia

O Instituto Chico Mendes é uma das instituições brasileiras que participou da Amazon Week, evento internacional organizado pela Embaixada do Brasil, pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS). Em sua terceira edição, o encontro acontece em três capitais europeias - Paris, Bruxelas e Berlim - e reúne autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para debater a importância estratégica da Floresta Amazônica na regulação do clima, na conservação da biodiversidade e na promoção do desenvolvimento sustentável.

Na etapa realizada em Paris, o debate concentrou-se nos desafios e oportunidades para o financiamento das economias da sociobiodiversidade, com ênfase na valorização do conhecimento e do protagonismo das comunidades locais. Foram apresentadas experiências de sucesso, como a criação de áreas protegidas e a certificação de produtos da floresta, que apontam caminhos viáveis para uma economia que respeite as realidades locais e tenha acesso qualificado aos mercados internacionais.

A mensagem levada pelo ICMBio foi sobre as unidades de conservação e terras indígenas da Amazônia, que cumprem papel essencial na conservação da natureza, no enfrentamento das mudanças climáticas e na proteção dos modos de vida tradicionais. O órgão destacou a importância das áreas protegidas como estratégia estruturante de resistência ao desmatamento e provedora de serviços ecossistêmicos fundamentais.

Os debates também evidenciaram que as florestas têm populações com vínculos profundos com a natureza e que praticam a gestão coletiva dos recursos. Nesse contexto, os participantes defenderam que mecanismos de financiamento (como projetos e créditos) precisam estar adequados à complexidade desses territórios, reconhecendo os serviços ambientais prestados e fomentando ações coletivas. A sociobioeconomia deve ser valorizada não apenas pelos produtos ofertados, mas também por meio de comércio justo e instrumentos como o pagamento por serviços ambientais (PSA).

A programação incluiu ainda momentos de degustação e exposição de produtos amazônicos, com a participação de chefs de cozinha, aproximando o público europeu dos sabores da floresta e ampliando o potencial de inserção desses itens no mercado internacional.

Para a diretora da Diretoria de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial em Unidades de Conservação (Disat), Kátia Torres, "o encontro de tantas instituições em um evento curto e voltado à promoção da sociobioeconomia como estratégia de enfrentamento das mudanças climáticas traz a oportunidade de compartilharmos uma compreensão sobre as estratégias bem-sucedidas e sobre os principais gargalos a serem enfrentados para viabilização de uma economia diversa, generosa e socialmente justa, que permita a conservação da Floresta Amazônica e melhores condições de vida à sua gente, ao tempo em que se oferta ao mundo tantos produtos de qualidade".

https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/noticias/ultimas-noticias/instituto-chico-mendes-destaca-papel-das-comunidades-e-areas-protegidas-em-evento-internacional-sobre-a-amazonia
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.