De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

"É uma luta global", diz liderança indígena sobre preservação da Amazônia

07/06/2025

Autor: Tayana Narcisa

Fonte: CNN Brasil - https://www.cnnbrasil.com.br/



"É uma luta global", diz liderança indígena sobre preservação da Amazônia
Alessandra Munduruku defende demarcação de terras e denuncia impactos do desmatamento durante o TEDxAmazônia, que ocorre em Belém no ano da COP30

"É uma luta global e não só de um povo." Foi com essa afirmação que a liderança indígena Alessandra Munduruku destacou a importância da preservação da Amazônia, durante sua participação no primeiro dia do TEDxAmazônia, realizado no Theatro da Paz, em Belém, no Pará.

Esta é a quarta edição do evento, que neste ano traz como tema "Resgate - um convite para um futuro melhor", reunindo pensadores, artistas, cientistas e lideranças indígenas e quilombolas para refletir sobre soluções ambientais e sociais com base nos saberes da Amazônia.

Alessandra, considerada uma das principais vozes indígenas do Brasil, alertou para os perigos que o garimpo e o desmatamento representam para a floresta e para a vida dos povos originários.

Play Video
"Tem lugares que não têm água potável. Será que alguém está preocupado com o que está acontecendo com a nossa casa [planeta] e o nosso corpo [meio ambiente]? Vamos salvar este planeta. Precisamos demarcar nossa terra. Vamos respeitar os povos indígenas e tradicionais", afirmou.

A ativista paraense, vencedora do Prêmio Goldman - considerado o "Nobel do Meio Ambiente" -, protagonizou uma conquista histórica em 2024 ao garantir, por meio de mobilização popular, a demarcação da Terra Indígena Sawré Muybu.

Um evento que antecipa o debate da COP30
A realização do TEDxAmazônia, em Belém, ocorre em um momento estratégico: a cidade sediará, em novembro deste ano, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

Será a primeira vez que o maior evento climático do planeta acontecerá na Amazônia brasileira - região que concentra mais da metade das florestas tropicais do mundo e desempenha papel crucial no equilíbrio climático global.

A expectativa é de que líderes mundiais, organizações internacionais, cientistas, representantes de povos indígenas e da sociedade civil se reúnam para discutir metas de redução de emissões de carbono, financiamento climático e preservação de biomas essenciais como a Amazônia.

A presença de vozes locais no TEDx antecipa, portanto, os debates que ganharão ainda mais força nos corredores da conferência da ONU.

Imersão e conexão amazônica
Segundo a organização, o TEDxAmazônia vai além do formato tradicional de palestras. O evento propõe experiências imersivas que conectam ciência, arte, ancestralidade e inovação, com o objetivo de ampliar a escuta e o reconhecimento de saberes que vêm diretamente do território amazônico.

A proposta é fortalecer a compreensão de que a Amazônia é central para a construção de soluções globais diante da crise climática e da perda de biodiversidade.

A conferência continua neste domingo (8), das 10h às 13h, no Theatro da Paz, na cidade de Belém, no Pará. O evento conta com transmissão, ao vivo, pelo canal oficial do TEDxAmazônia no YouTube, com traduções em português, inglês e espanhol.

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/brasil/e-uma-luta-global-diz-lideranca-indigena-sobre-preservacao-da-amazonia/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.