De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

ÓSocioBio contribui para construção do Plano Nacional de Logística 2050 com foco nas economias da sociobiodiversidade

22/07/2025

Fonte: ÓSocioBio - https://osociobio.org.br/politicas-publicas/osociobio-contribui-para-construcao-do-plano



ÓSocioBio contribui para construção do Plano Nacional de Logística 2050 com foco nas economias da sociobiodiversidade
Nota técnica e relatório apontam desafios e oportunidades para a logística das cadeias produtivas da sociobiodiversidade e para a mobilidade e abastecimento de povos.

22 de julho de 2025

O Observatório das Economias da Sociobiodiversidade (ÓSocioBio) foi uma das organizações da sociedade civil que contribuiu ativamente para a elaboração do relatório da reunião de grupo focal sobre Sociobiodiversidade, realizada no dia 4 de junho de 2025, em Brasília (DF), no contexto do processo de construção do Plano Nacional de Logística 2050 (PNL 2050).

Para a secretária executiva do ÓSocioBio, Laura Souza, a participação no PNL 2050 reforça nosso compromisso com a valorização das economias da sociobiodiversidade. "É essencial que os planejamentos logísticos do país considerem os modos de vida, a forma de produção e de comercialização dos povos e comunidades tradicionais, que garantem alimentos, biodiversidade e soluções para o futuro", ressalta.

A reunião foi promovida pelo Ministério dos Transportes, em articulação com a Controladoria-Geral da União (CGU) e outros órgãos do governo federal, como parte do Compromisso 1 do 6o Plano de Ação em Governo Aberto - iniciativa que busca ampliar a transparência e a participação social nas políticas públicas de infraestrutura.

O relatório, construído a partir das escutas realizadas durante o evento, foi elaborado pela equipe técnica da empresa DeVallor e revisado pelo Instituto Socioambiental (ISA), pelo GT Infraestrutura e Justiça Socioambiental e pelo ÓSocioBio, que também contribuiu com conteúdo e sistematização.

Mariel Nakane, do Instituto Socioambiental (ISA), aponta que sem uma infraestrutura que respeite a diversidade dos territórios e garanta acesso digno e seguro à mobilidade e ao escoamento da produção, a sociobiodiversidade segue invisibilizada. Nossa contribuição ao PNL 2050 busca romper essa lógica e pautar um modelo logístico mais justo e conectado com os povos da floresta, das águas e do cerrado".

O evento abordou desafios e soluções para cadeias como a do pirarucu, açaí, castanha e produtos do Cerrado, com ampla participação de representantes de comunidades tradicionais, cooperativas e redes regionais.

As contribuições do ÓSocioBio destacaram a necessidade de políticas públicas estruturantes e infraestrutura logística adaptada aos territórios, como portos comunitários, transporte refrigerado, segurança nos modais fluviais e sistemas de rastreabilidade. Também foram reforçadas as demandas por regularização fundiária, reconhecimento das economias locais e melhoria no acesso a crédito e assistência técnica.

A inserção das vozes dos povos indígenas, comunidades quilombolas, ribeirinhas e extrativistas no PNL 2050 é um passo importante para construir um país sustentável e plural.

Leia a nota técnica na íntegra
Relatorio_Sociobio_PNL2050


https://osociobio.org.br/politicas-publicas/osociobio-contribui-para-construcao-do-plano-nacional-de-logistica-2050-com-foco-nas-economias-da-sociobiodiversidade/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.