De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

PDL que propõe suspensão de homologações e demarcação de terras pela Funai afronta a Constituição e viola direitos territoriais dos povos indígenas

28/05/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) acompanha com preocupação a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) no 717/2024 pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, em sessão ocorrida nesta quarta-feira (28). Essa aprovação representa um grave retrocesso aos direitos indígenas, afronta o artigo 231 da Constituição Federal de 1988 e os atos normativos que regulamentam e garantem o direito à demarcação de terras indígenas.

O texto aprovado na CCJ propõe a suspensão de decretos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de homologação das Terras Indígenas Morro dos Cavalos e Toldo Imbu, localizadas em Santa Catarina, e do Art.2o do Decreto no 1.775, de 8 de janeiro de 1996, que dispõe sobre o procedimento administrativo de demarcação das Terras Indígenas pela Funai. A previsão é que o projeto seja votado ainda nesta quarta-feira no plenário do Senado. Em seguida, deve tramitar na Câmara dos Deputados.

A autarquia indigenista reforça que os decretos homologatórios das terras indígenas Morro dos Cavalos e Toldo Imbu são legítimos, amparados pela Constituição, e são resultados de um trabalho criterioso e qualificado, conduzido pela equipe técnica da Funai.

As terras homologadas são fruto de reivindicação coletiva que buscou a efetivação dos direitos territoriais dos povos indígenas em conformidade jurídica com os normativos legais vigentes, reafirmando as obrigações do Estado brasileiro de defender e proteger os direitos dos povos indígenas, que há décadas reivindicam o direito ao usufruto exclusivo de seus territórios.

Diante das tentativas de retrocessos no Congresso Nacional, a Funai, autarquia indigenista do Estado brasileiro, reafirma o seu compromisso com os povos indígenas e seguirá atuando para garantir que os direitos indígenas, principalmente, o direito ao território, não retrocedam, mas se efetivem conforme garantido na Constituição Federal.

As Terras Indígenas Morro dos Cavalos e Toldo Imbu foram homologadas por decretos assinados pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em dezembro de 2024, juntamente com a Terra Indígena Potiguara de Monte-Mor, localizada no estado da Paraíba. Com essas, o Governo Federal contabiliza 13 terras indígenas homologadas desde 2023, a partir da instrução dos processos pela Funai.

Antes da aprovação do PDL no 717/2024, a homologação da Terra Indígena Toldo Imbu já havia sido suspensa por decisão judicial no Supremo Tribunal Federal (STF). Desde então, a Funai atua para reverter a suspensão do decreto de homologação.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/pdl-que-propoe-suspensao-de-homologacoes-e-demarcacao-de-terras-pela-funai-afronta-a-constituicao-e-viola-direitos-territoriais-dos-povos-indigenas
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.