De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Após 13 anos, estudo de área indígena em MS é retomado em parceria com UFMT

15/07/2025

Autor: Silvia Frias

Fonte: Campo Grande News - https://www.campograndenews.com.br



A Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e a UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso) firmaram acordo de cooperação técnica para realizar estudos de identificação e delimitação de terras reivindicadas pelos guarani-kaiowá. O trabalho será executado por um grupo técnico já instituído, chamado Ñandevapegua e envolve Terra Indígena situada em áreas de dos municípios de Eldorado, Iguatemi, Japorã, Mundo Novo, Paranhos e Sete Quedas.

O extrato de cooperação técnica foi publicado hoje no Diário Oficial a União, sendo válido por prazo de 12 meses, podendo ser prorrogado. O acordo não envolve repasse financeiro entre as instituições e foi assinado pela  presidente da Funai, Joenia Wapichana, e a reitora Marluce Aparecida Souza e Silva.

O objetivo é atualizar e formalizar os levantamentos fundiários e antropológicos estabelecidos em portaria publicada em julho de 2008. Em 2012, o grupo formado chegou a ir a municípios do sul de MS, nas bacias denominadas de Iguatemipegua e Ñandevapegua, mas os trabalhos permanecem inconclusos.

Os estudos serão realizados conforme as diretrizes técnicas da própria Funai e em obediência ao Decreto no 1.775/96, que regula o processo de demarcação de terras indígenas no país.

A medida busca dar novo fôlego ao processo de regularização fundiária em uma das regiões com maior histórico de conflito entre indígenas e produtores rurais no Brasil.

Segundo já mostrou o Campo Grande News, os processos de demarcação no sul de MS estão entre os mais sensíveis e judicializados do país.

Em abril deste ano, lideranças indígenas participantes de seminário promovido pela Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados afirmaram que o Congresso Nacional age de forma a retroagir as conquistas dos povos originários, especialmente com a aprovação da Lei do Marco Temporal, que estabelece que os comunidades indígenas só podem reivindicar terras que ocupavam ou disputavam em 5 de outubro de 1988, data de promulgação da Constituição.

https://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/apos-13-anos-estudo-de-area-indigena-em-ms-e-retomado-em-parceria-com-ufmt
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.