De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Marcha das Mulheres: Lideranças apresentam reivindicações da Amazônia para a COP30

04/08/2025

Autor: Valdeniza Vasques

Fonte: Coiab - https://coiab.org.br



A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) entregou, nesta segunda-feira (4), as declarações políticas com reivindicações para a COP30 construídas por povos indígenas e movimentos sociais, além a NDC indígena da Bacia Amazônica, a representantes do governo federal. O momento ocorreu na tenda principal da IV Marcha das Mulheres Indígenas, que ocorre até o dia 8 de agosto em Brasília.

As declarações, construídas a partir de articulações da Coiab, reúnem as demandas e propostas de organizações dos movimentos sociais da Amazônia Brasileira para a agenda climática nacional, com foco no reconhecimento das contribuições dos povos e territórios da Amazônia para o enfrentamento à crise climática. Já a NDC indígena da Bacia Amazônica traz as ações e recomendações para as políticas climáticas dos nove países amazônicos. Os documentos políticos foram construídos coletivamente estão sob a campanha 'A Resposta Somos Nós', um chamado global por justiça climática com protagonismo dos povos indígenas.

Acesse as declarações abaixo:

DECLARAÇA~O DAS MULHERES DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DA AMAZONIA BRASILEIRA RUMO À COP 30

DECLARAÇA~O DO MUTIRA~O DOS POVOS DA AMAZÔNIA PARA A COP30: A RESPOSTA SOMOS NÓS

DECLARAÇÃO POLÍTICA DOS POVOS INDÍGENAS DA BACIA AMAZÔNICA E DE TODOS OS BIOMAS DO BRASIL PARA A COP30 (NDC INDÍGENA)

https://coiab.org.br/marcha-das-mulheres-liderancas-apresentam-reivindicacoes-da-amazonia-para-a-cop30/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.