De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Brasileiro recria obras de arte com mulheres indígenas da Amazônia; veja

29/01/2025

Autor: Ana Beatriz Dias

Fonte: CNN - https://www.cnnbrasil.com.br



O artista brasileiro Gabriel Araújo, conhecido como Gabe, recriou obras artísticas clássicas substituindo figuras de mulheres europeias por mulheres indígenas das regiões amazônicas. Intitulada "Renascença Ancestral", a exposição fotográfica está em exibição em Paris, na França.

Entre as composições, que vão de pinturas icônicas a esculturas, o artista selecionou obras como "Mona Lisa" de Leonardo da Vinci, "Bailarina de catorze anos", de Edgar Degas, e "Moça com Brinco de Pérola", de Johannes Vermeer. Veja na galeria acima.

Cada obra fotográfica promete capturar não apenas a estética, mas também a essência das mulheres retratadas, tecendo um diálogo entre o passado e o presente. Além disso, a exposição não apenas questiona a ausência de diversidade nas representações artísticas clássicas, mas também propõe uma nova visão de inclusão no espaço da arte, levando o público a reflexão.

A exposição estará em exibição até o dia 31 de janeiro na The Muisca Art Space, em Paris, de forma gratuita, e até o momento, já recebeu ilustres convidados, como Nalu Paiva, empresária e filha de Eunice Paiva e Rubens Paiva.

Após esta data, "Renascença Ancestral" deverá seguir para a Embaixada do Brasil na capital francesa e também deve ser exibida em Nova Iorque, São Paulo e na Colômbia.

https://www.cnnbrasil.com.br/lifestyle/brasileiro-recria-obras-de-arte-com-mulheres-indigenas-da-amazonia-veja/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.