De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Veja como cada parlamentar do DF votou no PL da Devastação

17/07/2025

Fonte: Brasil de Fato - https://www.brasildefato.com.br/



Veja como cada parlamentar do DF votou no PL da Devastação
Dos oito deputados, cinco foram favoráveis à proposta; votação foi realizada na madrugada desta quinta (17)

O Projeto de Lei (PL) 2.159/2021, que institui a Lei Geral do Licenciamento Ambiental, foi aprovado nesta quinta-feira (17) na Câmara dos Deputados. Aprovado por 267 votos a favor e 116 contra, o texto é tratado por partidos de esquerda, ambientalistas e movimentos populares como "PL da Devastação" pela quantidade de retrocessos ambientais contidos na norma.

Dos parlamentares do Distrito Federal, apenas Érika Kokay (PT-DF) e Reginaldo Veras (PV-DF) votaram contrários à proposta. A deputada de extrema direita Bia Kicis (PL-DF) e os deputados Alberto Fraga (PL-DF), Fred Linhares (Republicanos-DF), Júlio César (Republicanos-DF) e Rafael Prudente (MDB-DF) votaram favoráveis ao PL da Devastação. O deputado Gilvan Máximo (Republicanos-DF) não compareceu à sessão.

O resultado foi proclamado às 3h40 da madrugada. De 32 emendas, 29 foram aprovadas no texto. Entre elas, uma de autoria do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que pode acelerar a exploração de petróleo na margem equatorial. A inserção determina que a resposta sobre licenças deve ser dada em até um ano.

Líder da Minoria na Câmara, a deputada Bia Kicis disse que "o projeto é muito bom" e "muitas vezes é melhor você ter uma boa lei aplicada por excelentes pessoas, por pessoas bem-intencionadas, por bons agentes públicos, do que ter uma ótima lei aplicada por pessoas ruins. Essa lei que estamos votando hoje em nada muda a questão das grandes mineradoras que não vão fazer autodeclaração", defendeu.

Contrária à proposta, a deputada Érika Kokay afirmou que o novo licenciamento ambiental "esquece a dor das vítimas de Mariana e de Brumadinho".

"Como é possível acreditar que nós tenhamos licença ambiental especial, em que os interesses políticos e não a avaliação técnica possa definir um licenciamento? Como é possível aqui você estabelecer que há um autolicenciamento?.", questionou.

Antes da votação, o deputado Reginaldo Veras alertou para retrocessos ambientais no projeto de lei. "Não construiremos o futuro que o Brasil merece com retrocessos. O que precisamos é de uma legislação mais forte, eficaz e transparente, capaz de garantir desenvolvimento com justiça social e equilíbrio ecológico", concluiu.

O PL segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e é alvo de críticas por desconsiderar a crise climática, enfraquecer a legislação ambiental e ameaçar direitos de povos e comunidades tradicionais.

O que diz a proposta?
O PL 2.159/2021 reformula a base do licenciamento ambiental brasileiro ao flexibilizar regras e permitir a dispensa de licenças para uma série de atividades, especialmente no setor agropecuário. Além de ampliar o uso da Licença por Adesão e Compromisso (LAC) inclusive para empreendimentos de médio impacto, por meio de autodeclaração e sem análise técnica prévia - medida que contraria decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e ignora o princípio da precaução.

O texto também desvincula o licenciamento da outorga de uso da água e da regularização do solo, fragilizando a gestão ambiental integrada e aumentando o risco de degradação e conflitos.

Além disso, o projeto enfraquece a participação de órgãos técnicos como a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), cujas manifestações deixam de ter poder de veto, inclusive em casos que envolvem territórios não regularizados e unidades de conservação.

Votaram contra o PL da Devastação
Erika Kokay (PT-DF)

Reginaldo Veras (PV-DF)

Votaram a favor do PL da Devastação
Alberto Fraga (PL-DF)

Bia Kicis (PL-DF)

Fred Linhares (Republicanos-DF)

Júlio Cesar Ribeirto (Republicanos-DF)

Rafael Prudente (MDB-DF)

Editado por: Flavia Quirino

https://www.brasildefato.com.br/2025/07/17/veja-como-cada-parlamentar-do-df-votou-no-pl-da-devastacao/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.