De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Audiência Pública discute vigilância territorial e fluxo de pessoas na fronteira Brasil-Guiana com participação da Funai

26/08/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) apoiou a realização de uma audiência pública no município de Uiramutã (RR), em 14 de agosto, para debater as atividades de vigilância territorial indígena e o fluxo de pessoas e mercadorias na faixa de fronteira Brasil-Guiana. O encontro, realizado pelo Ministério Público Federal (MPF), reuniu comunidades indígenas, lideranças locais e representantes de diversos órgãos públicos.

A Funai, por meio da Coordenação Regional de Roraima (CR-RR), esteve presente para ouvir as demandas das comunidades e prestar informações técnicas conforme suas competências legais. O apoio da autarquia também contribuiu para viabilizar a participação de representantes indígenas no processo de escuta.

O encontro foi um espaço de diálogo e coleta de subsídios, que servirão de base para os próximos encaminhamentos a serem definidos entre o MPF, órgãos parceiros e as comunidades indígenas da região. O espaço de escuta pública permitiu que diferentes setores - comunidades, comerciantes, moradores e lideranças - apresentassem suas preocupações e demandas.

Nesse contexto, organizações e lideranças indígenas, como o Conselho Indígena de Roraima (CIR), ressaltaram a importância da vigilância territorial para a preservação das áreas tradicionais e para a proteção do território diante de possíveis ameaças.

Além da Funai, participaram da audiência a Polícia Federal, a Receita Federal, a Prefeitura de Uiramutã e a Câmara Legislativa de Uiramutã, o Exército Brasileiro, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e organizações indígenas como o CIR e a Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima (Sodiurr).


https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/audiencia-publica-discute-vigilancia-territorial-e-fluxo-de-pessoas-na-fronteira-brasil2013guiana-com-participacao-da-funai
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.