De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Brigada Indígena da TI Rio das Cobras revitaliza áreas naturais no Paraná com apoio da Funai e Ibama

26/08/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Brigada Federal Indígena (BRIF) Rio das Cobras, formada por indígenas Kaingang e Guarani, realiza ações de recuperação ambiental em Nova Laranjeiras, no Paraná. Os indígenas contratados para atuar no combate e prevenção a incêndios florestais lideram iniciativas de restauração ecológica de nascentes e margens de rios no bioma Mata Atlântica, com a plantação de sementes de araucária e palmeira juçara.

Primeira brigada indígena da região Sul do país, a iniciativa é fruto de uma demanda da comunidade indígena. As atividades executadas pelos brigadistas acontecem por meio da contratação pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em cooperação com Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

As atividades de recuperação ambiental tiveram início com a elaboração de um plano específico para as aldeias Yvy (Monjolinho) e Goy Kane (Vila Paulista), que receberam os trabalhos de limpeza, cercamento e plantio de mudas nativas. A ação se expandiu para outras duas áreas da Terra Indígena (TI) Rio das Cobras, totalizando cerca de dois hectares em processo de recuperação. Além disso, os indígenas também realizaram o sobrevoo em áreas degradadas para dispersar 12 mil quilos de sementes da palmeira juçara e de araucária, espécies ameaçadas de extinção no bioma.

Rafael Illenseer, ponto focal do Manejo Integrado do Fogo (MIF) da Funai, em Guarapuava, destaca a relevância da participação indígena nos trabalhos de brigada federal na região. "As experiências da BRIF Rio das Cobras demonstram que a integração entre conhecimentos tradicionais, gestão territorial e políticas públicas ambientais é essencial para a proteção da Mata Atlântica e para o fortalecimento da autonomia dos povos indígenas na gestão de seus territórios", ressalta o servidor.

Além da ação de plantio de mudas, a brigada mantém ações contínuas de monitoramento ao plantio e manutenção das áreas em recuperação, coleta de sementes nativas e atividades associadas à educação ambiental no interior da Terra Indígena, nas escolas indígenas e também no entorno. Em parceria com lideranças e a Prefeitura de Nova Laranjeiras, foram instaladas lixeiras comunitárias nas aldeias e implementado um sistema de coleta de resíduos sólidos, que contribuiu para o manejo sustentável do território.

As iniciativas também ganharam dimensão coletiva e de mobilização social. As ações dos brigadistas contaram com apoio das lideranças indígenas Kaingang e Guarani, da Associação Indígena Rio das Cobras, da Coordenação Regional da Funai, em Guarapuava, e das Coordenações-Gerais de Monitoramento Territorial (CGMT) e Gestão Ambiental (CGGAM), além das parcerias com o Movimento Sem Terra (MST), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Prefeitura Municipal de Nova Laranjeira.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/brigada-indigena-da-ti-rio-das-cobras-revitaliza-areas-naturais-no-parana-com-apoio-da-funai-e-ibama
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.