De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

UFPA vai sediar 'Aldeia COP' para abrigar mais de 3 mil indígenas durante a COP 30 em Belém

09/08/2025

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/



UFPA vai sediar 'Aldeia COP' para abrigar mais de 3 mil indígenas durante a COP 30 em Belém
Local será ponto de encontro para participantes da conferência que vão integrar debates e atividades sobre o clima.

A Universidade Federal do Pará (UFPA) vai receber a "Aldeia COP", espaço de acampamento que vai abrigar povos indígenas de várias partes do mundo durante a Conferência das Partes (COP 30), em Belém.

O local terá capacidade para mais de 3 mil pessoas e será ponto de encontro para participantes da conferência que vão integrar debates e atividades sobre justiça climática.

O anúncio foi feito pela ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, durante a quinta reunião da Comissão Internacional de Povos Indígenas, nesta sexta-feira (8). Segundo ela, a expectativa é que esta seja a maior participação indígena já registrada em uma edição da COP.

"Estamos pleiteando junto à presidência da COP o número de 500 indígenas do Brasil e 500 de outras partes do mundo, todos credenciados na Zona Azul. Somados aos participantes da Zona Verde e da Cúpula dos Povos, esperamos cerca de 3 mil indígenas em Belém", disse a ministra.

Segundo a organização, para se hospedar será necessário enviar uma lista de participantes à Comissão Internacional dos Povos Indígenas, um dos grupos de articulação da presidência da COP 30, por conta da limitação de espaço.

A iniciativa busca garantir não só a presença numérica, mas também ampliar a qualidade da participação indígena, com espaço para diálogos diretos com representantes de países e organizações internacionais.

Além de indígenas brasileiros, representantes de outros países da bacia amazônica - como Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Suriname, Guiana, Guiana Francesa e Venezuela - devem participar. Eles apontam que a COP30 será oportunidade para destacar as ameaças aos territórios e também as contribuições dos povos originários no combate à crise climática.

A reunião desta sexta (8) também tratou da integração com outros círculos, como o de Finanças e o de Balanço Ético Global, e do uso de tecnologias digitais para ampliar a participação indígena nos debates.

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2025/08/09/ufpa-vai-sediar-aldeia-cop-para-abrigar-mais-de-3-mil-indigenas-durante-a-cop-30-em-belem.ghtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.