De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Arqueólogos identificam vestígios de oficina indígena milenar em Tartarugalzinho, no AP

19/08/2025

Autor: Isadora Pereira

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/



Arqueólogos identificam vestígios de oficina indígena milenar em Tartarugalzinho, no AP
Descoberta foi feita durante visita ao rio Tartarugalzinho; marcas nas pedras indicam fabricação de machados há cerca de 2 mil anos.

Arqueólogos encontraram vestígios de uma oficina indígena em uma cachoeira do rio Tartarugalzinho, no interior do Amapá. A descoberta foi feita no último domingo (17), durante uma visita técnica Segundo os especialistas, o local era usado há cerca de dois mil anos para fabricar machados de pedra.

"Essas áreas próximas a cachoeiras têm alto potencial arqueológico. Chamamos de sítio oficina porque eram locais onde os povos indígenas moldavam seus instrumentos", explicou o arqueólogo da Arqueologia Amapá, Kleber Souza.

As marcas nas pedras chamaram atenção da equipe. Algumas têm formato de canoa, outras lembram bacias arredondadas.

"A lâmina do machado era esfregada na rocha até ganhar forma. Esse processo deixava uma marca no meio da pedra, resultado do desgaste", detalhou Souza.

Segundo o arqueólogo, os locais visitados em Tartarugalzinho são áreas de banho frequentadas pela população e podem ser incluídos na rota turística do município.

Além da cachoeira visitada, moradores do município relataram ter terrenos com formações semelhantes. Para os arqueólogos, isso indica que havia várias das oficinas ao longo dos rios Tartarugalzinho e Tartarugal Grande.

"Esses locais eram usados por grupos indígenas sedentários, horticultores e ceramistas. Com a chegada dos europeus e dos machados de ferro, eles deixaram de produzir os de pedra e passaram a usar os novos instrumentos", explicou o arqueólogo.
A equipe também realiza escavações no centro histórico de Macapá e deve iniciar uma nova etapa na Praça Barão do Rio Branco, com foco no século 19.

A descoberta foi realizada com o apoio da Secretaria de Cultura de Tartarugalzinho. Ainda segundo o arqueólogo, o município possui poucas informações sobre a sua ocupação histórica.

"Pesquisas arqueológicas permitem reconstruir a trajetória dos povos que habitaram a região há milhares de anos, ajudando a entender dinâmicas de ocupação de povos originários, ao mesmo tempo, orientam políticas públicas de preservação, geoconservação e planejamento ambiental, além de impulsionar o turismo cultural e ecológico, trazendo novas fontes de renda ao município", completou.

https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2025/08/19/arqueologos-identificam-vestigios-de-oficina-indigena-milenar-em-tartarugalzinho-no-ap.ghtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.