De Pueblos Indígenas en Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

SES ministra minicurso sobre amamentação na Casa de Saúde Indígena

20/08/2025

Fonte: Folha Max - https://www.folhamax.com/



SES ministra minicurso sobre amamentação na Casa de Saúde Indígena

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) vai conduzir um minicurso para os trabalhadores da Casa de Saúde Indígena Cuiabá (Casai), promovido pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Cuiabá (Dsei Cuiabá), sobre os benefícios da amamentação e da alimentação complementar saudável, nesta quinta e sexta-feira (21 e 22.8).

Participarão da capacitação cerca de 35 trabalhadores de diversas categorias profissionais, entre psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, divididos em duas turmas, uma na quinta e outra na sexta, das 8h às 17h.

Vinculado ao Dsei Cuiabá, a Casai Cuiabá é um estabelecimento de saúde que oferece acolhimento a pacientes indígenas que precisam de atendimento médico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) longe de suas comunidades.

Conforme a coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde, Rosiene Pires, o minicurso foi uma solicitação do Dsei Cuiabá, diante de recorrentes prescrições médicas para puérperas em alta hospitalar de maternidades, com indicação de uso de fórmulas comerciais infantis, muitas vezes sem a justificativa descrita. O conteúdo do curso será adaptado à realidade da população indígena.

"Sentiu-se a necessidade de abordar, além dos benefícios da amamentação, também a identificação dos multifatores que a influenciam, como comunicação, contextos social e cultural e questões biológicas relacionadas à posição e pega corretas para amamentar e traumas mamilares, mas principalmente sobre os processos de trabalho. O minicurso será focado em melhorar as habilidades dos profissionais da Casai Cuiabá para reflexões mais amplas sobre a importância da amamentação", afirmou Rosiene.

Segundo o técnico responsável pela equipe de Promoção da Amamentação e Alimentação Complementar Saudável, Rodrigo Carvalho, o minicurso também vai tratar sobre os indicadores de aleitamento materno.

"A gente vai levar o panorama dos indicadores de amamentação do Estado e comparar com os dados que o Dsei Cuiabá possui para que os profissionais da Casai Cuiabá compreendam a importância do trabalho deles, que pode vir a impactar positivamente nas taxas de amamentação entre a população indígena", informou Carvalho.

O minicurso abordará ainda o impacto do aleitamento materno na sustentabilidade. "Vamos discutir a amamentação como um recurso ecológico, que não tem consumo de combustíveis fósseis e não agride a natureza. Vamos tratar também da amamentação no contexto dos determinantes sociais de saúde e realizar uma atividade para reconhecer quais são as ameaças que a gente encontra no dia a dia em relação à amamentação", concluiu.

O curso contará com a participação técnica da assistente social Silvana Cardoso, do Grupo Técnico de Promoção da Equidade do Cuidado em Saúde da SES, e quatro profissionais do Dsei Cuiabá: a enfermeira Ketlen de Menezes; a psicóloga Nonoguari Lima; e os nutricionistas Roberta Sanches e Denis Rafael Correia.

https://www.folhamax.com/cidades/ses-ministra-minicurso-sobre-amamentacao-na-casa-de-saude-indigena/507632
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.